Foi após visitar uma das irmãs que tem restrição alimentar que a alagoana Edjavannya Carvalho, 39 anos, decidiu empreender no ramo da gastronomia e abriu a Panetteria Sete Grãos. Ao Eufemea, Edja (como é mais conhecida) contou a sua história inspiradora.
“A minha irmã não pode comer nada com glúten e lactose, então criei um pão e ela amou a textura, sabor, cheiro e falou que eu deveria fazer para vender”, comentou.
A Panetteria trabalha com pães artesanais, quiches, panetones, salgados e doces finos. “Com os festejos de fim de ano, os panetones foram incluídos no cardápio que também inclui ceia de natal e fim de ano, mas o carro chefe são as quiches e pães artesanais de fermentação lenta”, explicou.
Desafios do empreendedorismo
Sobre os desafios e dificuldades de ser mulher e empreendedora, ela afirma que os desafios são muitos, não só pelo fato de ser mulher, mas por causa da escassez dos produtos, inflação e instabilidade da política nacional.
Apesar dos desafios, ela disse que se sente motivada através dos elogios dos clientes, e dos amigos. “Isso me motiva a acreditar no amanhã sempre”, destaca.
No momento, a Panetteria Sete Grãos não é a única fonte de renda de Edja ainda, mas o motivo de não se dedicar 100% é porque ela tem um bebê e ainda trabalha em outro local. “Mas acredito que o futuro do meu negócio será o meu sustento”.
Como empreendedora, Edja disse que é fundamental que a mulher pense no negócio e invista nele.
Além do plano de negócio, ela também aconselha que mulheres que pensam em empreender devem pensar no networking. “Monte um grupo ou participe de grupos de mulheres empoderadas que amam trabalhar, e ajudam outras mulheres. Sou da W2W Maceió, mas tem vários grupos por aí”.
NOTA DO EUFEMEA: Provamos o quiche de camarão da Panetteria e é delicioso. Nunca comemos nada igual.