Foto: Ascom SMS
Buscando valorizar e mobilizar as gestantes usuárias do SUS, a Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco de Paula, localizada no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, promoveu nesta terça-feira (7), uma ação de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno para os bebês e da realização do pré-natal durante o período gestacional.
A mobilização, que contou com a participação de 40 gestantes, aproximadamente, proporcionou uma roda de conversa sobre mitos e verdades relacionados ao aleitamento materno, questões socioeconômicas e benefícios contidos no leite materno, tanto para a mãe quanto para o bebê, a exemplo do fortalecimento do sistema imunológico, calcificação óssea e da saúde bucal.
“O aleitamento materno é muito importante, pois ele é rico em nutrientes e previne a mortalidade de crianças, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida. Por isso, nós incentivamos a todas as gestantes e mães a realizarem a alimentação do seu bebê com o leite materno porque é um alimento completo que possui todos os nutrientes e anticorpos que o bebê precisa”, explica a enfermeira da unidade, Iara Francisca da Silva.
Ela ainda destaca que a gestação é um momento que traz dúvidas para muitas mulheres, por isso os profissionais de saúde da unidade realizam o acolhimento das usuárias e fazem os esclarecimentos sobre o assunto.
“Ressaltamos que estamos aqui para acolher todas as mães e gestantes da nossa unidade. Essa fase proporciona muitas dúvidas para elas, mas nossa função é realizar, de forma contínua, os esclarecimentos necessários, assim como fizemos durante esta ação, para promover o bem-estar das usuárias e do bebê”, complementa a enfermeira.
Samara Almeida, de 22 anos, é atendente de telemarketing e está grávida de 5 meses. Mãe de “primeira viagem”, ela relata que a ação contribuiu para obter mais conhecimento sobre a amamentação e os seus benefícios.
“O encontro foi muito interessante, ouvimos e aprendemos tudo sobre o aleitamento materno. Muitas vezes seguimos exemplos que não são recomendados pelos profissionais de saúde e acabamos aplicando-os em nossa vida. Por isso, esse momento foi importante para desmistificar algumas teorias sobre a amamentação. Sem contar que o momento proporcionou um acolhimento às mulheres que já são mães e estão grávidas novamente e às mães de primeira viagem, como eu”, disse.
Durante o encontro, as gestantes ainda receberam orientações sobre a forma correta e saudável de amamentar o bebê, cuidados e higiene bucal após a amamentação e fizeram exercícios de mobilidade com fisioterapeutas. Ao final, os profissionais de saúde fizeram a entrega de kits de higienização bucal, brindes e ofereceram um café da manhã saudável para as gestantes usuárias da unidade.
*com Ascom SMS