A campanha Julho Amarelo, mês dedicado à prevenção das hepatites virais, é marcado por ação realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Jorge David Nasser, em Ipioca, nessa segunda-feira (18).
Conforme as informações, foram realizados cerca de 30 testes rápidos para detectar hepatites B e C, distribuição de panfletos informativos e palestras para os usuários.
Segundo Iara Francisca, enfermeira da USF Jorge David Nasser, o evento ocorreu em celebração ao Dia D da campanha.
“Por meio de palestras dinâmicas buscamos informar a população local sobre a importância dos exames preventivos, de observar os sintomas, formas de transmissão e tratamento. Juntamente com as testagens também disponibilizamos acolhimento e encaminhamento para casos positivos”, afirma.
As ações estão sendo intensificadas na USF durante todo o mês, buscando chamar a população para aderir aos testes rápidos que detectam hepatites B e C. Além disso, os usuários também puderam contar com informações nutricionais com o incentivo à adoção de uma alimentação mais saudável visando uma melhor qualidade de vida.
Profissionais da saúde bucal também estiveram presentes para orientar os usuários sobre os cuidados com a boca, com dicas sobre escovação, uso do fio dental e prevenção de doenças ocasionadas por falta de higienização. Ao final das atividades, foi disponibilizado um lanche coletivo para os participantes.
*Com SMS