Foto: Ascom SMS
Equipes multiprofissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Tarcísio Palmeira levaram atendimento médico para moradores do Pontal da Barra que encontram-se ilhados em decorrência das fortes chuvas que assolam a cidade de Maceió. A iniciativa conta com médicos e agentes comunitários de saúde que estão fazendo atendimento nas casas dos usuários e em pontos fixos do bairro.
De acordo com a enfermeira da USF Tarcísio Palmeira, Quitéria Barros, a ação teve o objetivo de ajudar a população no momento em que eles mais precisam da assistência das equipes da Unidade de Saúde.
“A equipe da USF Tarcísio Palmeira está garantindo aos moradores do Pontal da Barra assistência médica nesse momento crítico em que se encontram. Infelizmente, muitos deles perderam seus móveis e encontram-se em situação de vulnerabilidade”, afirma.
“O trabalho da equipe está sendo de grande importância, pois doenças como a dengue, zika, chikungunya e leptospirose são bastante crescentes em tempos chuvosos e um grande risco nessa situação”, explica.
A mobilização, que ocorreu na segunda-feira (04) teve seu ponto fixo localizado no Centro Social do Pontal da Barra e nesta terça-feira (05), o ponto de atendimento é a Creche Mestre Izaldino.
O médico da Unidade, Fernando Marcelo de Paula, que está trabalhando na ação, destacou que a assistência médica que está sendo prestada a essas pessoas é fundamental nesse momento.
“Quando chegamos ao Pontal ontem, nos deparamos com as ruas totalmente alagadas e impossibilitadas de trafegar. A população estava precisando da USF e dos nossos serviços, tanto auxílio psicológico por conta de crises de ansiedade e pânico quanto por sinais físicos, como os sintomas respiratórios por conta do tempo frio e desse contato das pessoas com a água”, afirma.
As equipes da USF Tarcísio Palmeira, além dos atendimentos médicos, de enfermagem e psicológicos, também distribuíram donativos e medicamentos para os moradores do bairro que estão abrigados na creche Mestre Izaldino.
*com Ascom SMS