Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Viabilizar não só atendimento, mas ações educativas e de orientação”, diz secretária sobre assistência em abrigos de Maceió

Roberta Borges, secretária-adjunta de Gestão em Saúde da SMS. Foto: Victor Vercant/ SMS

Sempre atenta à demanda dos mais diversos públicos pela assistência em saúde no município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, na terça-feira (19), a mais uma ação pioneira na área, voltada ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos moradores ou usuários de abrigos e casas de passagem de Maceió.

O trabalho está sendo desenvolvido por duas equipes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da SMS, compostas por uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um supervisor e um agente administrativo. Até o final deste mês, a equipe fará um levantamento minucioso das necessidades de atendimento junto ao público específico de cada local, para subsidiar futuras ações da saúde municipal.

Saúde leva assistência e orientações para seis abrigos do Município
Foto: Divulgação RUE/SMS

“Temos a missão e o compromisso de assegurar a assistência em saúde a todos os maceioenses. E pela primeira vez, o município tem um olhar voltado a essas instituições, onde pretendemos viabilizar não só o atendimento direto, mas também desenvolver ações educativas e de orientação, que promovam uma melhor qualidade de vida nesses ambientes”, ressalta a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges.

A coordenadora da RUE no município, Aline Mota, explica que, na ação, as equipes têm feito o levantamento do público e quantitativo encontrado em cada instituição – idosos, gestantes, hipertensos, crianças, adolescentes e adultos – identificando possíveis enfermidades – hipertensão, diabetes, verminoses – e realizando pequenos procedimentos.

“Já detectamos situações de necessidade de curativos, usuários hipertensos ou diabéticos sem medicação e queixas de dores de cabeça, por exemplo”, afirma.

Equipe tem coletado dados sobre saúde da população dos abrigos. Foto: Divulgação RUE/SMS
Equipe tem coletado dados sobre saúde da população dos abrigos. Foto: Divulgação RUE/SMS

“Para alguns, ministramos medicamentos básicos, mas algumas situações específicas estamos encaminhando para acompanhamento médico e/ou odontológico nas unidades de saúde próximas. A ideia, é que essa ação seja integrada à rotina de nossas equipes de saúde, com a visita a cada 15 dias”, reforça Aline.

A coordenadora destaca que a iniciativa está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que vem possibilitando o acesso das equipes de saúde nas seis unidades de acolhimento do município.

Necessidades imediatas, como curativos, têm sido solucionadas pela equipes da saúde municipal. Foto: Divulgação RUE/SMS
Necessidades imediatas, como curativos, têm sido solucionadas pela equipes da saúde municipal. Foto: Divulgação RUE/SMS

Além do mapeamento dos diversos públicos, as equipes da SMS e da Semas também definiram que as instituições receberiam kits básicos de insumos para curativos e medicamentos da farmácia básica, com toda a orientação necessária. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), também serão realizadas, a partir das 14h, ações educativas como orientações sobre alimentação saudável e escovação supervisionada, na Unidade de Acolhimento Rubens Colaço e na Casa de Passagem Masculina Acolher, respectivamente.

“É mais uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde que visa beneficiar aqueles que mais precisam, e que estão nos abrigos da Prefeitura. Essa ação acontecerá nos seis abrigos da Semas, priorizando o atendimento com cuidados na área de saúde”, afirma Claydson Moura, secretário de Assistência Social de Maceió.

Claydson Moura, secretário de Assistência Social de Maceió. Foto: Ascom SMS
Claydson Moura, secretário de Assistência Social de Maceió. Foto: Ascom SMS

A ação da SMS está sendo realizada na Casa de Passagem Feminina Luzinete Soares (Gruta de Lourdes), na Casa Lar (Feitosa), na Casa de Passagem Familiar (Jaraguá), na Unidade de Acolhimento Rubens Colaço (Casa de Adoção, na Pitanguinha), na Casa de Passagem Prof. Manoel Coelho (Poço) e na Casa de Passagem Masculina Acolher (Pitanguinha).

*com Ascom SMS