Professora e estudante de Libras, Fátima Santos. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed
Garantir uma educação cada vez mais inclusiva é um dos principais objetivos dentro da Rede Municipal de Educação. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), promove a formação em Libras para os técnicos pedagógicos da rede no dia 29 de agosto no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed.
A formação é exclusiva para a equipe Semed e ocorre das 09:30h às 11:30h. O objetivo do momento é preparar os técnicos para a receber a comunidade surda, cumprindo a base legal da lei de acessibilidade e a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O momento, promovido por meio da Coordenação Geral dos Centros e Núcleos (CGCN), irá permitir que os profissionais adquiram conhecimentos sobre a comunidade surda, em aspectos sócio culturais e práticos de Libras e conta com a presença das intérpretes do CGCN Lívia Pedrosa e Givanilda Cristóvão, responsáveis pela parte teórica da formação e do professor Ítalo Mafra com os detalhes práticos da Língua Brasileira de Sinais.
A formadora Lívia Pedrosa conta que a inclusão é o ponto chave da educação. “Esse conhecimento proporcionará uma outra perspectiva e consciência de sujeito, comunidade, direitos e deveres e proporcionará a aprendizagem da Libras, de forma básica, possibilitando a comunicação entre profissionais ouvintes e a comunidade surda, seja no atendimento a um profissional, a um familiar ou aluno surdo”, pontuou.
A estimativa é de que 60 técnicos estejam presentes, divididos em em duas turmas, que irão passar pela formação. Para Ademir Oliveira, coordenador da Coordenação Geral dos Centros e Núcleos (CGCN), a expectativa é de que “tenhamos uma grande adesão dos servidores da Semed e ter uma secretaria municipal cada vez mais inclusiva”, finalizou Ademir.
*com Ascom Semed