Colabore com o Eufemea
Advertisement

Educadoras coordenam atividades educativas e de conscientização sobre o Aedes aegypti em escola de Maceió

Fotos: Karla Lima/Ascom Semed

Estudantes da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, localizada no Poço, em Maceió, participaram nesta quarta-feira (21), de uma ação de conscientização sobre o Aedes aegypti, as doenças causadas pelo mosquito e a importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

Houve palestras, atividades lúdicas, jogos educativos e exposição de diversos insetos. A ação faz parte do projeto Escola Alerta, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e realizado nas 144 creches e escolas municipais da rede pública municipal de ensino.

As crianças puderam saber um pouco mais sobre a educação ambiental e a sustentabilidade, principalmente no ambiente escolar.

O evento na escola Maria Carrascosa, que atende cerca de 565 estudantes, ocorreu em parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió. A iniciativa foi executada pelo setor de Etimologia, a Coordenação de Roedores e Educadores em Saúde e equipes do consórcio DHC (empresa executora das obras do Renasce Salgadinho).

Pedagoga Cristiane Rodrigues acompanhou as ações. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Pedagoga Cristiane Rodrigues acompanhou as ações. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

Para a técnica de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed, Cristiane Rodrigues, os pequenos conseguem aprender melhor sobre o meio ambiente de forma lúdica.

“Ações como essas são muito importantes mediante a situação que a gente tem hoje em relação à questão do avanço das arboviroses. Então é importante que as crianças conheçam, saibam os males que o mosquito pode causar. Eles estão aprendendo isso de forma lúdica, e também como o mosquito se desenvolve”, informou.

Diretora escolar, Mariluce Melo, ressaltou participação das crianças. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Diretora escolar, Mariluce Melo, ressaltou participação das crianças. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Cristiane Rodrigues é diretora da Escola Municipal Mariluce Melo e também acompanhou as ações junto aos estudantes. Ela acredita que a conscientização começa desde cedo para que a criança se torne um adulto com um olhar mais protetor.

“É um trabalho muito relevante porque conscientiza as crianças de uma forma prática. Eles vivenciam esse trabalho, essa conscientização do meio ambiente, entendem mais sobre a vida. Só assim eles conseguem ser multiplicadores de conhecimento, que é tão necessário hoje. Se a gente conscientizar nossos pequenos, com certeza quando ele for adulto vai ter sempre esse olhar mais prático para a natureza”, frisou.

A coordenadora socioambiental do Consórcio DCH, Jade Varallo, ressaltou que ação ensinou as crianças a descartar os resíduos sólidos de forma correta, para não poluir as ruas de Maceió.

“A gente leva uma dinâmica para as escolas. Sempre é um momento de diversão, os alunos gostam muito. Sempre é muito legal. O resultado sempre é muito recompensador”, enfatizou.

*com Ascom Semed