Colabore com o Eufemea
Advertisement

Juíza coordena ação gratuita destinada para profissionais da rede pública de ensino

A juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas, titular da 22ª Vara Cível da Capital Família, coordenará, nos próximos dias 8, 9, 12 e 13 deste mês, das 14h às 18h, curso de Mediação Escolar para cerca de 80 profissionais da educação. A capacitação gratuita, promovida pelo Cesmac em parceria com o Poder Judiciário, será realizada no auditório do Íris II, na sede da universidade.

De acordo com a magistrada Ana Florinda Dantas, dentro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS) existe o Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos Escolar e Comunitário (CCMEC) que promove treinamentos com os educadores para terem noções de mediação escolar.

“A mediação escolar tem a ideia de fomentar a paz social, o discurso não violento dentro da escola com os professores e alunos, alunos e alunos e todos que trabalham na educação, porque educar não é só trazer informações sobre as matérias escolares em si, mas é também educar para a vida em sociedade e a vida em sociedade com a mediação se torna mais fácil, mais pacífica, porque ela ensina o diálogo, que é através do diálogo que você busca melhorar a sociedade”, frisou a magistrada.

Programação

Na quinta-feira (8), “A mediação de conflitos na gestão escolar – papel da escola” será tema abordado pela professora Josimea Pino. A juíza palestrará sobre “Mediação Escolar e Família – práticas de mediação escolar” na sexta-feira (9). 

Na segunda-feira (12), a servidora Moacyra Rocha traz “Mediação no contexto escolar – comunicação não violenta”. E na terça-feira (13), “A mediação do professor nos conflitos escolares e sua importância no processo de ensino-aprendizagem-interação na relação professor-aluno” será discutido com as conciliadoras Kamila Brandão e Cleonice Silveira.

O curso também tem a professora Sônia Albuquerque, do Cesmac, como coordenadora.

*Com TJ