A unidade Osvaldo Brandão, no bairro da Ponta da Terra, é a recordista em atendimentos do programa Corujão da Saúde, que instituiu o horário de funcionamento até às 21h nas unidades de saúde da capital. São 6.002 até a primeira quinzena de agosto deste ano.
Desde dezembro de 2021, o maceioense conta com 19 unidades de saúde atendendo até às 21h, em todos os pontos de Maceió. Até o momento, quase 60 mil atendimentos foram contabilizados no programa. Pessoas como o senhor Edmilson agora tem onde realizar suas consultas e exames, sem ter que pedir ausência no trabalho.
Os serviços oferecidos no horário noturno são distribuídos nas modalidades: clínica geral, odontologia e enfermagem. Também estão disponíveis os serviços de Proteção Básica, como teste rápido, pré-natal, puerpério, vacinação, curativo, verificação de pressão e glicemia, entre outros. Normalmente são 15 fichas diárias e para ser atendido é necessário levar o cartão do SUS e um documento com foto.
A técnica de enfermagem Camila Brandão, responsável por fazer a triagem dos pacientes, lembra com orgulho os momentos em que os usuários reconhecem os cuidados prestados por sua equipe. A servidora coleciona histórias que, segundo ela, fazem jus à profissão.
“Uma vez chegou aqui um senhor que estava infartando e nós prontamente o levamos para a UPA mais próxima. Ele sobreviveu e no outro dia veio aqui quase chorando para agradecer”, relatou Camila.
Para a dentista Laura Soares, a Unidade carrega um conjunto de méritos que faz com que seja tão procurada. De acordo com a profissional, o mais importante disso tudo é que as pessoas estão buscando e consequentemente tendo mais acesso aos serviços de saúde.
“Com mais oferta, as pessoas estão mais atentas, tomando mais cuidados com a saúde, procurando os serviços com mais frequência. Eles estão percebendo que tem mais chance, mais oportunidades. Agora, eles podem cuidar mais da saúde e isso me deixa muito feliz”, explica sorridente a odontóloga.
*Com SMS