Nesta semana, o Lar São Domingos, que fica na Mangabeiras, foi o palco do Baile da Primavera. O evento reuniu, na quarta-feira (20), cerca de 400 idosos dos diversos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió.
A Banda de Música da Guarda Municipal de Maceió trouxe o melhor do forró pé de serra para o grupo da melhor idade, que dançou e se animou muito com a festa.Play00:0001:02MuteSettingsPIPEnter fullscreenPlay
A coordenadora do Serviço de Convivência do Lar São Domingos, Nadir Pereira, destacou o evento como especial e um grande encontro entre os idosos maceioenses.
“Foi um momento especial de encontro entre grupos de idosos integrantes dos Serviços de Convivência de diversos Cras de Maceió e do Lar São Domingos. Este que é um espaço para confraternização, fortalecimento de vínculos comunitários, integração entre idosos dos vários grupos presentes e de troca de experiências. Por fim, uma atividade que contribui para o envelhecimento saudável desse grupo”, ressaltou a coordenadora.
Para Maria José, 67 anos, a festa foi muito especial. Ela faz parte do Serviço de Convivência do Cras Área Lagunar e contou que sempre desejou ser a rainha do baile da primavera e agora conseguiu realizar o seu sonho.
“Me senti muito feliz ao realizar meu sonho de ser a rainha da primavera, ontem foi esse dia tão especial. Gostei muito do baile, amei de verdade a atividade com todas nossas colegas juntas e as atrações musicais também. Todos foram maravilhosos com a gente”, revelou Dona Maria.
O baile realizado com os idosos contempla as atividades propostas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no mês do Idoso. A pasta vem trabalhando para propiciar um envelhecimento saudável ao público da melhor idade.
A Dona Maria Nascimento, 70 anos, relatou que vem participando de diversas ações da Semas, como o Cine Vovó, que já levou mais de 300 idosos aos cinemas de Maceió.
“Eu participei do baile da primavera e me divertir muito, dancei, lanchei e aproveitei de tudo. É gratificante ter uma equipe que cuide tão bem da gente. Dou graças a Deus quando tem esses eventos, que nos dão a oportunidade de sair de casa e conhecer lugares e gente nova. Nesse mês eu já havia participado do Festa na Lagoa, no Vergel e conheci, pela primeira vez, um cinema através do Cine Vovó”, frisou.
No total, 10 unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram do evento. O baile contou, ainda, com o show de mamulengo e a apresentação de zumba.
A coordenadora-geral do Serviço de Convivência da Semas, Danielle Oliveira, ressaltou a importância dos eventos realizados durante o mês do idoso.
“Esse baile é resultado de uma organização entre as coordenações do Cras que realizaram esse evento. Em outros anos já chegou a acontecer no Clube Fênix, e neste ano, foi no Lar São Domingos. O idoso é um público muito fiel e animado que a gente tem no Serviço de Convivência. Ees adoram juntar a chegada da primavera, com o mês do idoso e as demais comemorações. Os eventos realizados durante este mês são muito válidos, pois os idosos gostam e pedem por isso e nós como serviço público temos a obrigação de fomentar cada vez mais essas oportunidades para eles”, explicou a coordenadora.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma importante ferramenta para a prevenção de possíveis situações de risco e de promoção da melhoria da qualidade de vida. São diversas atividades com público de crianças, adolescentes, mulheres e idosos que se reúnem semanalmente.
*Com Ascom Semas