A Prefeitura de Maceió está dando todo apoio necessário aos feirantes atingidos pelo incêndio ocorrido na noite de sexta-feira (07) na feira livre do entorno do Mercado da Produção, na Levada.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) esteve reunida com os feirantes ainda no sábado (08) e firmou compromisso na reconstrução das barracas atingidas.
Equipes de limpeza realiza recolhimento de entulhos na área atingida pelo incêndio. Fotos: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Também teve início no sábado os trabalhos de recolhimento dos entulhos, com apoio da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Nesta segunda-feira (10), as equipes da Semtabes estão realizando o levantamento do tamanho da área e materiais necessários para as obras.
Ao todo, 14 barracas de madeira foram atingidas pelo incêndio, que estão sendo cadastradas na Secretaria. A construção dos novos espaços será realizada com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e serão de meia parede de alvenaria, tela e cobertura, um material menos inflamável.
Para início das obras, é preciso finalizar o levantamento de materiais iniciado hoje e a finalização do recolhimento de entulhos e limpeza. A banca da Maria Batista, conhecida na feira como Silvia há 28 anos, foi atingida. Ela relata que perdeu cerca de R$ 12 mil em mercadorias, compradas para a comercialização na feira do final de semana.
“Já realizaram o nosso cadastro e também do que perdemos. Trabalho com frutas e os outros feirantes e fornecedores me doaram. A Prefeitura está mandando apoio e a gente está precisando desse socorro”, afirma a feirante.