Colabore com o Eufemea
Advertisement

Outubro Verde: “prevenção e diagnóstico precoce são importantes para evitar sequelas mais graves da doença”, diz técnica

Foto: Gerência de IST/SMS

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Viras da Secretaria de Saúde de Maceió realizou, na manhã desta quinta-feira (13), uma ação alusiva ao Outubro Verde, mês de prevenção à sífilis congênita, na faculdade Seune (Farol). A atividade foi direcionada a estudantes de enfermagem e à comunidade em geral.

Segundo a técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites da SMS, Tereza Carvalho, as atividades ocorrem durante todo o mês e tem o objetivo de levar uma mensagem sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce.

“Em diversos espaços vamos promover palestras informativas, intensificação de testes rápidos, orientações e encaminhamento para tratamento. Lembrando sempre que a prevenção e o diagnóstico precoce são muito importantes para evitar sequelas mais graves da doença”, explica.

Na Seune foram ofertadas palestras educativas, 40 testes rápidos para sífilis seguidos de aconselhamento individual sobre os resultados recebidos com encaminhamento para os serviços disponíveis em Maceió.

Atividade de prevenção contra sífilis na Seune. Foto: Gerência de IST/SMS
Atividade de prevenção contra sífilis na Seune. Foto: Gerência de IST/SMS

“Em todas as nossas Unidades de Saúde temos testes rápidos disponíveis para a população. Além disso, para aqueles casos diagnosticados, o tratamento também é feito nas próprias unidades. Por isso, é importante que a população esteja atenta a essa mensagem de prevenção, com o uso de preservativos, testes periódicos e também, para as gestantes, o pré-natal durante toda a gestação”, informa Tereza Carvalho.

*com Ascom SMS