Colabore com o Eufemea
Advertisement

Professora e coordenadora participam de palestra sobre o bullying

Para combater os casos de bullying nas unidades escolares da rede de ensino municipal, os docentes da Escola Municipal Pedro Café, localizada em Rio Novo, participaram de uma formação com o tema “Esclarecimentos Jurídicos Sobre o Bullying”. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (7) e contou com a participação de aproximadamente 20 professores da instituição de ensino.

A atividade faz parte de um ciclo de formação, destinado aos coordenadores da Educação Infantil, realizado pelo Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (CAICA). Dessa vez houve a busca da própria escola por mais esclarecimentos que pudessem ajudar os docentes nas práticas combativas ao bullying na sala de aula.

Coordenadora do CAICA Ticiane Melo fez a abertura da palestra. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
Coordenadora do CAICA Ticiane Melo fez a abertura da palestra. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed

“Nós viemos aqui anteriormente fazer um trabalho sobre o enfrentamento ao abuso sexual, fizemos palestras com juízes, e hoje iniciamos um trabalho com a equipe técnica da escola sobre o bullying. Durante a palestra que fizemos na secretária, a assistente social que atua aqui na Pedro Café falou para a nossa equipe que estava necessitando de um momento formativo sobre o bullying com os profissionais daqui”, informou a coordenadora do CAICA, Ticiane Melo.

O assistente social destacou, ainda, que a educação é o caminho certo e sem ela não é possível mudar a sociedade.

“Venho da premissa de que a educação transforma e acredito que quando levamos informação para as pessoas que não tinham, conseguimos fazer com que essa informação seja propagada e venha a ter resultados. Acho que o que falta na sociedade hoje é entender que existe uma rede de intervenção. Precisamos desmistificar o papel do professor como super-herói e trazer a comunidade para dentro da escola, para que ela também entenda a sua parcela de responsabilidade”, explicou Ewerton.

Os profissionais presentes participaram ativamente do encontro contando relatos das situações vivenciadas nas escolas, buscando junto ao palestrante caminhos para combater os problemas relatados.

Professora da Educação Infantil participante da palestra. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed
Professora da Educação Infantil participante da palestra. Foto: Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed

Ângela dos Santos, professora do 4º ano, relatou alguns casos de bullying em sua sala de aula. “Essa formação trouxe um reforço pra gente melhorar como trabalhar o bullying, como conseguir identificar melhor e buscar estratégias para poder evitar algo grave na nossa escola. Foi um momento ímpar para nossa escola, estou imensamente grata pela palestra e que venha outros”, finalizou.

*Com Semed