A Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue realizando a aplicação dos Indicadores Educacionais de Qualidade nas Escolas da Rede Pública 2022. Nesta terça-feira (25) foi a vez dos alunos dos 7° anos da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, na Santa Lúcia, que participaram da pesquisa. Cerca de 30 estudantes responderam ao questionário on-line.
De acordo com as informações, a pesquisa possibilita a compreensão de fenômenos que se apresentam cotidianamente nas escolas e aproxima a realidade escolar dos gestores.
Os indicadores são aplicados nas turmas do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9° ano. No entanto, também podem e devem participar os gestores, professores e estudantes, mães, pais, responsáveis e funcionários das escolas.
Alunos do 7° C da escola respondendo ao questionário. Fotos: Julita Bittencourt/Ascom Semed
Ainda conforme as informações, no questionário on-line há perguntas que avaliam a qualidade da estrutura física da unidade escolar, se já houve discriminação dentro da escola, o ensino e as estratégias pedagógicas na sala de aula, a participação dos pais e da comunidade escolar.
De acordo com a técnica pedagógica do Ensino Fundamental, Lorena Martins, a pesquisa foi criada com base na metodologia de autoavaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ela fala como está sendo a aplicação dos indicadores.
“Baseado nesse documento, nós selecionamos questões e tentamos adaptar a metodologia para a nossa realidade. Então, dividimos os alunos em grupos para que eles entrem em consenso para as respostas. Pela técnica que decidimos usar, a snowball, que a gente utiliza links pelo Google Forms para atingir, por exemplo, os responsáveis pelos alunos. Sendo assim, participando toda a comunidade escolar”, explicou.
Ainda segundo a técnica, após a pesquisa, os dados serão tabulados e os resultados apresentados aos outros setores da secretaria. Ações serão desenvolvidas tendo como referência os resultados do questionário.
*Com Semed