Durante os dias 12, 13 e 14 deste mês, a Prefeitura de Maceió esteve presente na Expocatadores 2022, evento realizado em São Paulo, que recebeu cerca de mil catadores de recicláveis de todo o Brasil. Os temas abordados durante a conferência foram a coleta seletiva solidária, que engloba a prestação de serviços dos catadores de materiais recicláveis dentro da economia circular, a recuperação das embalagens e educação ambiental.
A representante da Prefeitura de Maceió, Kedyna Tavares, que é diretora de planejamento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), conta que o evento é encontro de experiência e compartilhamento de acertos e aprendizagens.
“Participar desse evento mostrou que o município de Maceió é referência na contratação de cooperativas de materiais recicláveis no Brasil. Em palestra, debates e discursos sobre a temática outros estados solicitaram o modelo de contratação da Prefeitura de Maceió. Isso mostra que estamos fazendo um trabalho exemplar, mas que podemos avançar”, disse.
O evento contou, ainda, com a participação das presidentes de cada cooperativa que presta o serviço de coleta seletiva no município, são elas: Cooprel Benedito Bentes, Cooprel Antares, Coopvila, Cooplum e a Catamundaú. A última citada está em formação no bairro do Vergel do Lago com o apoio da atual gestão.
Um dos destaques do evento foi o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem – uma plataforma que reunirá um banco de dados sobre o cenário e resultados da cadeia de reciclagem em todo o Brasil, a partir de informações das organizações de catadores de materiais recicláveis espalhadas pelo país e pelos outros atores deste setor, formais e informais.
Além da participação no evento, a diretora realizou uma visita a uma empresa que faz a reciclagem de vidros, localizada na cidade de Mogi das Cruzes. O importante dessa visita foi ajustar uma parceria para a logística reversa, principalmente na orla de Maceió, onde o descarte irregular e o aumento dos vidros foram significativos durante o ano.
Novo edital
A ampliação da coleta seletiva é pauta engatilhada já para o início de 2023, quando a Prefeitura irá lançar o novo edital para a contratação das cooperativas que darão continuidade ao serviço. Atualmente, a coleta de recicláveis atende cerca de 16 mil residências da capital. A meta é atingir 50 mil domicílios, cerca de 200 mil moradores, e 85% dos bairros de Maceió, gerando renda para os catadores e bons hábitos para a população.
*com Ascom Sudes