Recentemente a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgou os dados da pesquisa sobre endividamento no país e quase 80% das famílias têm dívidas a vencer. Cheque especial, cartão de crédito, carnês de loja, consignados, cheque pré-datado, prestação do carro e da casa e empréstimos são os tipos de dívidas dessas famílias.
Embora o endividamento seja algo comum no Brasil, na sua vida você não pode considerá-lo como normal. Porque normal remete a algo criado dentro de uma norma, de um padrão adequado. Tenho certeza de que esse não é o padrão que você deseja para sua vida.
Uma forma inteligente de você quebrar o ciclo do endividamento em 2023, é começar a focar nisso agora, ainda em 2022. Primeiro entendendo que há uma necessidade de mudança de mentalidade. Uma mentalidade de pobreza e escassez impede que você tenha uma vida realmente abundante e te direciona sempre para sentimentos e ações ruins com relação ao dinheiro que chega até você.
O endividamento é resultado de um modelo financeiro focado no medo e em pensamentos paralisantes. Identificar esses pensamentos é o que te fará iniciar a quebra desse ciclo.
Entender que dependendo do seu nível de endividamento, será necessário fazer alguns sacrifícios por um determinado tempo e se comprometer com isso, mesmo sabendo que não será fácil, te coloca dentro do movimento de mudança que você deseja. Suas escolhas anteriores te colocaram nesse lugar, então suas novas escolhas e o tempo te tirarão dele.
Algumas orientações práticas:
- A partir de agora só compre o extremamente necessário;
- Evite compras parceladas. Os parcelamentos engessam suas escolhas futuras;
- Elimine os gastos com lazer e busque passeios ou visitas gratuitas;
- Evite os gastos com presentes de fim de ano e aniversários, buscando soluções criativas, itens simbólicos e lembranças;
- Venda equipamentos que não usa. Lá na frente, quando estiver organizado novamente, você poderá adquiri-los;
- Reduza seu padrão de vida. Se for possível mude para um aluguel mais barato, troque o carro, se tiver dois fique só com um, ande de ônibus por um tempo, se for necessário;
- Esqueça a viagens de férias desse ano;
- Faça mais dinheiro. Busque alternativas de renda extra, faça parcerias, dê aulas, faça hora extra no emprego.
Quando você coloca seu foco e energia em algo, isso cresce de forma natural em sua vida. Então foque em sair do endividamento em 2023, coloque toda sua atenção nisso e você conseguirá. Tenha paciência e não faça nenhuma negociação sem ter a certeza de que pode efetuar o pagamento do parcelamento e de que a proposta é justa e de acordo com o seu planejamento financeiro.