Foto: Reprodução
A deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP) foi anunciada, nesta quinta-feira (29), como ministra dos Povos Indígenas, pasta que será criada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A existência de um ministério para cuidar dos povos indígenas foi um compromisso assumido por Lula na campanha eleitoral.
“Sinto muito honrada e feliz com a nomeação de Ministra. Mais do que uma conquista pessoal, esta é uma conquista coletiva dos povos indígenas, um momento histórico de princípio de reparação no Brasil. A criação do Ministério é a confirmação do compromisso que Lula assume com nós”, publicou Guajajara em uma rede social antes mesmo do anúncio oficial do presidente eleito.
Sônia Guajajara é uma liderança indígena do Maranhão e se elegeu para seu primeiro mandato de deputada federal neste ano com 156.966 votos. Ela se candidatou pelo PSOL de SP.
Em 2018, foi candidata a vice-presidente na chapa de Guilherme Boulos, que neste ano também se elegeu deputado federal pelo PSOL de SP.