A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) produziu um guia com informações a respeito dos serviços das forças policiais para ajudar os turistas que visitam Alagoas. O material de divulgação contou com a parceria do trade turístico alagoano, que ficará responsável pela distribuição nos hotéis, bares e restaurantes.
O Guia de Segurança contém dicas que devem ser observadas não só pelos turistas, mas, também, pela população local. Entre as orientações estão o respeito às placas de sinalização instaladas nas praias, a atenção com crianças em áreas de banho e os cuidados com bens materiais em locais de grande aglomeração de pessoas.
O trabalho de criação do material foi liderado pela coordenadora do Disque-Denúncia da SSP, Eliane Araújo. Ela explicou que a expectativa de receber uma grande quantidade de público para a alta temporada em Alagoas foi um dos pontos cruciais para a confecção do panfleto.
“Sabemos que muitas pessoas devem visitar o nosso Estado nos próximos dias e decidimos elaborar esse panfleto para orientar ainda mais os turistas, de forma didática e prática. São informações úteis do dia a dia, que podem fazer a diferença para essas pessoas que necessitarem de algum serviço”, disse Eliane Araújo.
O guia faz parte de uma ação conjunta que vem sendo desenvolvida com o Maceió Convention & Visitors Bureau, fundação que trabalha para o desenvolvimento do turismo em Alagoas, e surgiu a partir de necessidades observadas durante reuniões com instituições que representam o setor no Estado, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL).
“Tivemos reuniões com diversos órgãos durante o ano e observamos que é necessário que as informações sobre os serviços da segurança pública estejam dispostas de forma clara, objetiva e com bastante acessibilidade. As forças de segurança são grandes parceiras do trade turístico, pois não se faz turismo sem a garantia da segurança”, enfatizou a superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Danielle Novis.
A superintendente também afirmou que o trabalho conjunto continuará no próximo ano. “Iremos realizar capacitações com os profissionais que atuam no turismo, a exemplo de recepcionistas, atendentes, garçons, para que eles saibam como orientar a população diante das ocorrências que possam surgir. Além disso, iremos viabilizar outras ações que demonstrem ainda mais a importância dessa parceria entre o setor público e o privado”, finalizou Danielle Novis.
*Com Assessoria