Colabore com o Eufemea
Advertisement

Comece o ano organizando sua vida financeira – Parte 1

Eu sei que organizar para muitas pessoas é algo chato, uma tarefa que pede um esforço intenso para um resultado aparentemente pequeno. Mas você já experenciou a sensação de viver em uma casa extremamente bagunçada, com tudo fora do lugar? Ou você já precisou usar uma roupa e não aencontrou dentro do seu armário simplesmente porque estava um verdadeiro caos?

Posso ilustrar os resultados da falta de organização em sua vida financeira com os resultados de um armário desse tipo. Roupas sujas misturadas com as limpas, peças antigas que já não cabem mais no seu corpo ocupando espaço, peças que não combinam mais com seu novo estilo, peças iguais ou muito semelhantes que você comprou exatamente por não saber o que já tinha antes.

Nas finanças os resultados da desorganização são: Pagamentos feitos em duplicidade, incidência de juros e multas por contas pagas após a data de vencimento, parcelamento das faturas do cartão de crédito, pagamento do mínimo do cartão, empréstimos junto à bancos ou a parentes, novos empréstimos para pagar os antigos, uso mensal do cheque especial e uma vida inteira de consignados. Sem falar que nunca te sobra dinheiro. 

Acredite, a solução para tudo isso é a organização financeira e uma mudança de mentalidade! E essa solução dependendo do nível dabagunça que esteja a sua vida, vai acontecer em médio ou longo prazo. Só que em um mundo tão imediatista como o que vivemos hoje, onde se consegue tanto com apenas um clique, talvez você não tenha tanta paciência para esperar ou ache que não tem tanto tempo para perder.

Mas a verdade é que o tempo vai sempre passar, independente de você decidir ou não cuidar do que realmente importa. 

Por gentileza, leia novamente o que acabei de escrever… É uma decisão! Você vai precisar de coragem, de ânimo e terá que agir!

Vamos voltar ao exemplo do armário… Como fazemos quando decidimos organizá-lo? Primeiro preparamos o nosso espírito e temos a consciência de que vai dar trabalho. Depois tiramos tudo de dentro, limpamos, removemos o mofo e deixamos as portas abertas para que o cheiro antigo saia. Passamos um produto com o perfume do nosso agrado e enquanto isso vamos olhar as roupas. Separamos as peças que não nos servem mais ou que não combinam mais e que podem ser doadas. Selecionamos as que não servem mais nem mesmo para outras pessoas, pois de fato estão muito velhas e as descartamos. Algumas não queremos mais e podem ser vendidas para um brechó ou sites de desapego. 

E então começamos a guardar as que ficaram em seus devidos lugares. Prateleiras especificas para os sapatos, gavetas para as peças íntimas, gavetas para as peças de praia, produtos de cabelo em seus lugares, calças separadas das camisas, roupas de cama bem dobradas… Tudo passado, tudo limpo, tudo visualmente organizado.

Que alívio! Tenho certeza de que você sabe a sensação de paz e de conquista que ações como esta promovem em sua vida.

O meu convite para você é esse: Tome a decisão de organizar a sua vida financeira agora. Nesse primeiro mês do ano. Vai dar um pouco de trabalho, mas sinta e imagine o impacto disso ao longo do ano, dinheiro sobrando todos os meses para você comprar o que deseja e o que merece.

Ah não se preocupe, porque na parte 2 desse texto eu venho te ajudar com um passo a passo prático para você organizar suas finanças.

Estou no Instagram @meubolsinho