Colabore com o Eufemea
Advertisement

Dia Mundial da Educação Ambiental: “Precisamos que a população queira colaborar e faça parte da missão de preservar Maceió”, diz diretora

Foto: Ascom Sudes

O Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado nesta quinta-feira (26), é mais uma oportunidade para se refletir sobre o que tem sido feito em relação à preservação do meio ambiente e recursos naturais. E com o objetivo de conscientizar e orientar à população, desde 2021, as ações de educação ambiental da Prefeitura de Maceió atingiram mais de 60 mil pessoas.

Para isso, todos os dias, educadores ambientais visitam bairros da capital, orientando porta a porta, os cidadãos a respeito do descarte correto de resíduos e informando sobre os serviços disponibilizados.

As ações realizadas pelos educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) compreendem explicações sobre a coleta regular de cada bairro, oficinas para reaproveitar óleo usado e informações de como destinar cada tipo de resíduo gerado em uma residência ao local correto.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza equipamentos para o descarte correto do lixo, como os Ecopontos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que atingiram,ao longo dos dois últimos anos, mais de 60 mil maceioenses.

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, a celebração deste dia é importante, mas é necessário que a população seja aliada da Prefeitura na missão de preservar o meio ambiente.

“São profissionais muito importantes para a natureza e para os cuidados na limpeza da cidade. Porém, precisamos que a população queira colaborar, seja nossa parceira e faça parte da missão de preservar Maceió sempre limpa e sustentável”, disse.

Renasce Salgadinho

Ao longo de mais de um ano de intervenções e de ações socioambientais, o Renasce Salgadinho, que é a maior obra ambiental da história de Maceió, já beneficiou mais de 600 imóveis com ações de orientações sobre o descarte correto de resíduos e mais de 1.700 cidadãos já participaram de atividades, dentre eles, crianças e adolescentes que estudam em escolas que estão na área de influência direta da obra.

De acordo com a gerente ambiental, Ingrid Mello, o objetivo das ações que são desenvolvidas de maneira permanente, é que a população também contribua de maneira efetiva com o desenvolvimento do projeto.

“Além das ações que são desenvolvidas pela SUDES, também trabalhamos uma série de temáticas como o descarte correto de resíduos, a separação e o reaproveitamento. Não adianta a gestão fazer a obra e a população ter os mesmos hábitos. É preciso transformar a sociedade, trazendo uma consciência ambiental para essas pessoas”, disse.

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

*com Ascom Sudes e UGP