Colabore com o Eufemea
Advertisement

Filme de diretora alagoana é selecionado na amostra de cinema em MG

O cinema existe em Alagoas e segue dando orgulho a todos. Os curtas-metragens ‘Infantaria’, de Laís Santos Araújo, e ‘Nós Duas’, de Wéllima Kelly e Leandro Alves, foram selecionados para a 26ª edição de um dos mais destacados estivais da cena audiovisual nacional, a Mostra de Cinema de Tiradentes.

De 20 a 28 de janeiro, os filmes irão representar Alagoas na histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Conhecida como “a mostra que é a cara do Brasil”, a 26ª edição tem a temática ‘Cinema Mutirão’, fazendo alusão aos últimos três anos, quando a pandemia da Covid-19 e a ausência de políticas públicas afetaram drasticamente a economia criativa no país.

Entre longas, médias e curtas-metragens, a Mostra selecionou 134 filmes, de 19 estados brasileiros. Felizes por estarem levando o audiovisual alagoano para Minas Gerais, os realizadores dos curtas encaram a seleção como mais um incentivo para seguir produzindo.

INFANTARIA

Contando a história de Joana, Dudu e Verbena, o filme é a segunda ficção de Lais Santos Araújo, e tem se destacado no cenário audiovisual, colecionando prêmios e marcando os festivais dentro e fora de Alagoas. ‘Infantaria’ surgiu a partir das observações de mundo da diretora e pelo interesse pelos tópicos abordados no filme, que são as diferentes etapas do crescimento de mulheres e crianças.

“Estou encarando essa repercussão do filme com alegria; é massa demais ter um trabalho reconhecido e sei que esse reconhecimento tem aberto portas importantes. É a minha segunda ficção, um projeto onde pude dirigir crianças pela primeira vez, onde trabalhei com pessoas que admiro, onde experimentei brincar com realismo mágico e testei linguagens que certamente vou continuar estudando nos próximos filmes. Representa minha continuidade como artista”, contou Lais.

De tanto colecionar prêmios, o filme está apto para uma indicação ao Oscar de 2023. ‘Infantaria’ também estará levando o nome de Alagoas para Berlim, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro deste ano.

*Com Assessoria