Colabore com o Eufemea
Advertisement

Carla Belchior toma posse como defensora pública-geral do Piauí e diz que gestão terá foco no combate à discriminação de gênero

Foto: Divulgação/DPG-PI

A defensora pública Carla Yascar Bento Feitosa Belchior foi empossada, nesta quinta-feira (30), como Defensora Pública Geral do Piauí, para o Biênio 2023/2025, durante solenidade realizada no Theatro 4 de Setembro, no Centro de Teresina, com presença de representantes de movimentos sociais e autoridades no âmbito municipal e estadual, entre elas o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Até então, o cargo era ocupado pelo defensor público Erisvaldo Marques dos Reis. Carla Yáscar Belchior atuava como subdefensora. Carla Yáscar Belchior afirmou que sua gestão terá foco no combate à discriminação contra minorias e luta para que grupos minoritários tenham acesso à cidadania.

“Conhecemos as realidades plurais de todas as áreas de atuação da instituição. Nosso firme propósito é trabalhar por uma Defensoria cada vez mais forte e humana, livre de discriminação de gênero, antirracista, com membros da carreira e servidores valorizados e bem acolhidos, sendo, principalmente, o espaço de defesa de direitos. Pronto a acolher todas as pessoas em situação de vulnerabilidade que nos procuram”, declarou.

“Estamos cientes que devemos buscar cada vez mais a valorização e fortalecimento da Defensoria, um orçamento compatível com o crescimento e a necessidade de expansão das nossas ações e atendimentos, que nos garanta alcançar a máxima eficiência no uso de recursos e tecnologias que proporcionem melhores condições de trabalho e se revertam em um atendimento cada vez mais qualificado ao nosso público assistido”, completou a defensora.

Histórico na Defensoria

Carla Yáscar Belchior é natural de Brejo Santo(CE) e chegou ao Piauí em dezembro de 1992, aos 11 anos de idade. Ingressou na Defensoria Pública em 16 de maio de 2008.

Na Instituição teve uma intensa trajetória nos quadros da Defensoria Regional onde, de 2008 a 2020, atuou em Água Branca, São Gonçalo do Piauí, Demerval Lobão, Luzilândia, Matias Olímpio, Joaquim Pires, Barras, Campo Maior e União.

Na regional também acumulou o trabalho exercido o cargo de coordenadora auxiliar das Defensorias Regionais.

Foi titular da 11ª Defensoria Pública Criminal de Teresina, mas estava afastado devido às funções de subdefensora pública geral, cargo que ocupou durante os dois mandatos do defensor Erisvaldo Marques.

A defensora também coordena com êxito os projetos Defensoras Populares e Força-Tarefa Defensorial. O primeiro já capacitou 400 lideranças comunitárias femininas do Piauí e de outros estados da Federação, para que se tornem agentes multiplicadoras de direitos humanos e direitos das mulheres junto às suas comunidades.

O segundo é realizado junto aos presídios, visando dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí.

*com G1