Foto: Ascom Sesau
Em três meses e meio de funcionamento, a maternidade do Hospital Regional da Mata, localizada no município de União dos Palmares, já realizou 196 partos, sendo um deles gemelar, o que representa 197 bebês nascidos, sendo 77 por cesariana e 119 de parto normal.
Em funcionamento desde o dia 1º de dezembro do ano passado, a unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência para a III Região de Saúde de Alagoas, assegurando partos humanizados e disponibilizando uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos.
Entre os 197 bebês que nasceram na maternidade está a pequena Laylla Sophia, que veio ao mundo pesando 3,58 quilos e medindo 52 centímetros, depois de quatro horas de trabalho de parto seguro e humanizado. A mãe da criança, Arielly Bezerra, contou com o auxílio da equipe multiprofissional e as duas receberam alta rapidamente. “Quero agradecer ao Hospital Regional da Mata por ter me acolhido, e a todos pelo suporte, por toda atenção e carinho”, disse Arielly.
A diretora-geral do hospital, Geany Vergeth, afirmou que se deparou com muitos desafios na gestão da unidade e que a humanização e acolhimento às gestantes de 11 municípios da III Região de Saúde são alguns deles.
Além de todo cuidado, a gestora ressalta que a unidade oferta exames como ultrassonografia, assistência ao recém-nascido em alojamento conjunto, vacinação e todos os testes de triagem neonatal.
“Também garantimos o registro de nascimento e o Cartão do SUS. Já tivemos quase 200 partos realizados na unidade, e a cada dia que passa nossa maternidade vem se tornando referência na região”, salientou a gestora.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano acontecem no Brasil aproximadamente 3 milhões de nascimentos, com cerca de 98% deles ocorrendo em hospitais. Ainda de acordo com o MS, as intervenções médicas durante o parto, quando necessárias, devem considerar os aspectos emocionais, humanos e culturais vividos no processo.
Conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, podem ocorrer durante o trabalho de parto intervenções baseadas em evidências, em circunstâncias apropriadas. Devem ser considerados cuidados gerais, informação e comunicação respeitosa com a parturiente, apoio físico e emocional com acompanhante da sua escolha, dieta ideal, medidas de assepsia para o parto vaginal e avaliação do bem-estar fetal.
Sobre o hospital
Construído pelo Governo de Alagoas, o Hospital Regional da Mata foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 2020 e a maternidade funciona desde 1º de dezembro do ano passado.
A unidade é de porta aberta, possui assistência de urgência e emergência e é especializada em clínica médica, ortopedia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral e cardiovascular, nefrologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, radiologia e cardiologia. Além disso, realiza exames laboratoriais, tomografia, ultrassonografia, Raios-X, eletrocardiograma, ecocardiograma e hemoterapia.
*com Assessoria