Foto: Priscilla Buhr/Divulgação
A fotógrafa e artista visual Priscilla Buhr inaugura a exposição “Não Reagente” no sábado (25), a partir das 15h, no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife.
A mostra é composta por mais de 40 obras, entre fotografias e intervenções visuais, textos-obra, vídeo, imagens de arquivo, colagens e uma aquarela.
De acordo com a produção do evento, a exposição aborda questões comuns às mulheres, como “o peso social de gerar e maternar, o enfrentamento de um diagnóstico de infertilidade, o direito sobre o corpo com liberdade”.
A ideia da exposição, ainda segundo a divulgação da mostra, nasceu de uma experiência pessoal de Priscilla com a maternidade: um diagnóstico de possível infertilidade – “o não reagente fez a artista questionar as imposições sociais sobre o corpo da mulher cis dentro da heteronormatividade patriarcal e a angústia entre o que é saúde e o que é vontade”.
No processo de produção, a artista entrevistou 44 mulheres mães sobre como elas se imaginavam se não tivessem sido mães. A partir desse diálogo, as fotografias e intervenções ganham apelo “poético e metafórico sobre a ideia do vazio, do oco, da mulher ‘seca’, que não pode gerar vida e as várias camadas que atravessam o tema”.
No meio da pesquisa, Priscilla teve seu filho, hoje com 6 anos, e os questionamentos suplantaram a ideia inicial e chegaram a um novo campo: a pressão social em ser mulher e dar conta de tudo.
A expografia é assinada por Maíra Gamarra. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de maio e tem entrada gratuita.
Serviço
Exposição “Não Reagente”, de Priscilla Buhr
Abertura no sábado (25), às 15h, com roda de conversa com Priscilla Buhr, Maíra Gamarra e mediação da jornalista Geisa Agrício, além de recreação para as crianças
Em cartaz até 10 de maio; visitação de terça a sexta, das 9h às 12h e 13h às 17h
Museu Murillo La Greca – Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim – Recife
Entrada gratuita
*com G1