Colabore com o Eufemea
Advertisement

Maceió abre inscrições para qualificação de profissionais no Método Canguru; confira

Foto: Reprodução/Internet

Estão abertas as inscrições para o Curso de Sensibilização do Método Canguru: Seguimento Compartilhado entre Atenção Hospitalar e a Atenção Primária. A capacitação, que é organizada pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, acontece nesta quinta-feira (30) e vai até a sexta-feira (31).

A ação terá como público os profissionais de nível médio (Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem) das Unidades de Estratégia de Saúde da Família localizadas nos II, VI,VII e VIII Distritos Sanitários.

Com carga horária de 10h, o treinamento visa aperfeiçoar a assistência à saúde das crianças na capital a partir de oficinas práticas voltadas para manutenção e fortalecimento do método no município de Maceió. O evento será realizado na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), das 8h às 18h.

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, explicou que a qualificação no Método Canguru vem sendo realizada periodicamente pela Saúde de Maceió tendo em vista a importância do modelo para melhor atender os recém nascidos na cidade.

“Nosso objetivo é alcançar cada vez mais profissionais da Rede Municipal de Saúde do município para que todos estejam preparados para atender as crianças que venham a precisar desse cuidado. Continuaremos a treinar e falar sobre os vários aspectos do método para garantir acolhimento, humanização e qualidade nesse atendimento”, enfatizou.

As inscrições para o treinamento podem ser realizadas por este link.

Entenda o Método Canguru

O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. Nele é estimulada a presença dos pais na unidade neonatal com o livre acesso e a participação nos cuidados com o filho. Estes devem ser individualizados, respeitando o sono e o estado comportamental do recém-nascido. O pai e a mãe são orientados a tocar o filho e a realizar a posição canguru precocemente.

A ação é desenvolvida em três etapas – do pré-natal da gestação de alto risco, até a internação do recém-nascido pré-termo na Unidade Neonatal; após o parto, ainda na unidade hospitalar, onde o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe, que participa ativamente dos cuidados do filho; e, na terceira etapa, quando o bebê vai para casa e é acompanhado, juntamente com sua família, pelo ambulatório do seu hospital de origem e pela Unidade Básica de Saúde, até atingir o peso de 2,5 kg.

*com Ascom SMS