Colabore com o Eufemea
Advertisement

Especialista dá quatro dicas para saúde vascular: “qualidade de vida”

Foto: Assessoria

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, 145 mulheres são internadas a cada dia no Brasil para tratamento de varizes. Isso mostra que, a cada hora, em média, seis mulheres são submetidas a cirurgias para tratar esse problema apenas na rede pública.

Atualmente, as técnicas mais modernas e tecnológicas já facilitam esse tratamento, já que por meio do uso de laser e outras técnicas minimamente invasivas, os pacientes têm alta no mesmo dia, não precisam de repouso e nem afastamento do trabalho. 

A cirurgiã vascular e angiologista Dra. Mary Falcão explica que os hábitos saudáveis são fortes aliados de uma boa saúde vascular. “O tratamento de varizes não se trata de algo puramente estético, varizes estão relacionadas a doenças e implicam na perda da qualidade de vida podendo levar desconforto e dores na região das pernas, além de outras doenças cardiovasculares e problemas como trombose e aterosclerose”, diz a médica. 

Ela ainda complementa afirmando que o tabagismo está relacionado também ao entupimento das veias e artérias, por isso parar de fumar é um dos caminhos para a melhora da saúde vascular, além de uma alimentação balanceada para manter o colesterol controlado e a prática regular de atividades físicas. 

“Sedentarismo e tabagismo estão diretamente relacionados a problemas vasculares, devido ao possível entupimento das veias e dificuldades de circulação. Por isso, a ingestão de alimentos ricos em fibras, grelhados, frutas e verduras são as melhores opções ao invés dos ultraprocessados. A atividade física também melhora a saúde em todos os aspectos, mesmo que seja uma caminhada de 30 minutos por dia”, diz Dra. Mary. 

Algumas dicas que a especialista lista para melhorar o cansaço e inchaço das pernas são:

1. Beber bastante água

2. Comer pouco sal, incluindo comidas industrializadas com alto teor de sódio como refrigerantes zero, temperos prontos, comidas congeladas, macarrão instantâneo.

3. Fazer exercício físico, como caminhada e musculação, ajudam no retorno venoso. 

4. Sempre que possível, descansar as pernas deixando-as elevadas para cima. Um creme relaxante e uma massagem nos pés também podem ajudar no relaxamento. 

*Com Assessoria