Foto: Carla Cleto/Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu 600 atendimentos médicos durante mais uma edição do Programa Vida Nova nas Grotas, que aconteceu neste sábado (15), na Grota Boa Esperança, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió.
Durante a ação foram oferecidas consultas com clínico geral, pediatra, ortopedista, ginecologista e oftalmologista, além de serem disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e testes rápidos de sífilis e HIV, além de exames laboratoriais.
De acordo com a coordenadora da iniciativa, Laís Santana, o serviço de oftalmologia foi ofertado para os pacientes que precisam de encaminhamento para cirurgia de catarata e pterígio, um problema que acarreta o crescimento do tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, compareceu à ação do Vida Nova nas Grotas e prestou assistência à população, realizando consultas na área da ortopedia, que é a especialidade médica do gestor.
“Estamos aqui para prestar atendimentos médicos para essa população que tanto necessita de serviços de saúde como estes que estão sendo ofertados. Essa ação é muito importante para todos e a Sesau não poderia deixar de fazer parte desta iniciativa de assistência social desenvolvida pelo Governo de Alagoas”, reforçou.
Beneficiados
Moradora do bairro Benedito Bentes, a dona de casa Edna Maria da Silva, de 65 anos, foi ao evento em busca de atendimento para ela e para o seu neto, Adrian Rafael, de 10 anos.
“Moro aqui pertinho e fiquei sabendo da ação essa semana, porque anunciaram em carro de som. Eu tenho um caroço nas costas há três anos e quero ver se consigo um encaminhamento para retirá-lo. Por isso peguei a ficha para o clínico geral. Aproveitando, já trouxe o meu netinho para uma consulta com o pediatra”, disse.
Ricardo Alves, de 43 anos, que é uma liderança da região do Mocambo, no Benedito Bentes, também esteve presente durante a ação para prestigiar o evento e fazer uma consulta com o clínico geral.
“Essa aqui é uma iniciativa nunca vista na nossa área. É um marco para mim, que moro aqui há 24 anos. Além de vir prestigiar o evento, eu já aproveitei também para fazer uma consulta com o clínico e ver se está tudo bem com a minha saúde”, relatou.
A dona de casa Maria Nailza, de 53 anos, compareceu à ação em busca de pediatra para as netas e clínico, oftalmo e ortopedista para ela. “Muito boa essa ação. A comunidade estava precisando de médico perto de casa. Hoje eu pude passar por diversas especialidades em um lugar só”.
*com Assessoria