Foto: Ascom Selaj
Dois dias de muito conteúdo, interação, projetos, premiações e o surgimento de novas políticas públicas para o setor esportivo em Alagoas. Este foi o saldo do Fórum de Gestores Municipais do Esporte de Alagoas promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), nos dias 5 e 6 deste mês, no Centro de Inovação, em Maceió. O evento contou com a participação da secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler.
A organização manteve a tradição de importantes mesas e palestras, com destaque para o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, e a representante do Ministério do Esporte, Cássia Damiani.
O primeiro dia ainda foi marcado pelo “Café do Esporte”, momento em que os gestores municipais interagiram diretamente com as entidades esportivas, com o objetivo de conhecer as modalidades e avaliar novos eventos e projetos nas cidades.
“Oportunidade gigante de interação entre vários setores do esporte em Alagoas. Saímos daqui com uma série de ideias, conversas e a possibilidade de grandes ações futuras”, afirmou o presidente recém-eleito da Federação Alagoana de Atletismo, Carlos Alberto, o Carlito.
Projetos de ações inovadoras para o esporte
O destaque do segundo dia foi a apresentação, escolha e premiação dos projetos de ações inovadoras do esporte. O edital foi lançado durante as inscrições do fórum e seis projetos foram selecionados para apresentação durante o evento.
Uma banca de profissionais especializados foi montada para avaliar as propostas apresentadas. O projeto Natação Inclusiva, da cidade de Arapiraca, conquistou o primeiro lugar na premiação. Os vencedores receberam certificados, um kit de material esportivo, troféus e terão direito a uma viagem técnica para São Paulo, onde dois representantes do município conhecerão projetos esportivos na cidade.
Em segundo lugar ficou o projeto “Virando o Jogo”, da cidade de São Luís do Quitunde, litoral norte do Estado, que levaram certificados, troféus e um kit de material esportivo, assim como o projeto “Esporte e Educação Transformando Vidas”, da cidade do Pilar, que ficou em terceiro lugar.
“Fomos muito além de oferecer conteúdo. Fomos mais uma vez a ponte entre o poder público, os gestores municipais e as entidades esportivas. Sensação de dever cumprido e de que vamos ver, em breve, uma série de novos projetos, ações, eventos e, consequentemente, a mudança de vida das pessoas”, completou o secretário especial da Selaj, Charles Hebert.
*com Ascom Selaj