Foto: Misa
Os museus preservam histórias. Visitar um museu é fazer um mergulho cultural e conhecer um pouco mais sobre a sua cidade, estado ou país. O Dia Internacional dos Museus é comemorado nesta quinta-feira (18) e por isso, o Eufêmea listou quatro museus em Alagoas que você precisa conhecer.
- Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore
O Museu Théo Brandão foi criado em 1975 e antes era instalado numa casa no bairro Pontal da Barra. Agora, situa-se nesse palacete que fica na Avenida da Paz, próximo à praça Sinimbu, no bairro do Centro.
O nome do museu é em homenagem ao médico e folclorista Theotônio Vilela Brandão, nascido na cidade de Viçosa, em Alagoas. Ele foi fundador da Comissão Nacional do Folclore e recebeu prêmio da Academia Brasileira de Letras, pela obra Folclore de Alagoas.
Horário de funcionamento do Museu:
Segunda a sexta, 8h às 17h
2 – Museu Casa de Marechal Deodoro
O museu fica localizado em Marechal Deodoro. Lá, é um casarão do século 17 que faz parte do sítio arquitetônico do Patrimônio Histórico Nacional, reunindo um conjunto de dez igrejas.
No local, você vai ver, de forma detalhada, a história do Marechal, da sua família, sua mãe, das reuniões militares que procederam à queda da monarquia. Na casa tem um acervo de quadros, móveis e objetos.
O museu está aberto das 8:00 às 14:00 horas, com acesso gratuito.
- Museu Paço Imperial
Em 14 de Outubro de 1859, foi transformado em “Paço Imperial” para acolher, sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. PEDRO II, o qual vindo da Bahia com destino a Cidade de Paulo Afonso, desembarcou e hospedou-se na Cidade de Penedo.
No museu, há mobiliário, peças de louça, aparelhos de jantar, roupas, quadros e documentos daquele período, mostrando como foi a passagem do imperador em Penedo.
Funcionamento: de terça a domingo, consultar horários no site*
4. Museu da Imagem e do Som de Alagoas
O Museu da Imagem e do Som de Alagoas, instituição da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Alagoas é um dos mais frequentados centros culturais da cidade de Maceió.
O espaço conta um pouco da evolução de Alagoas através de um acervo riquíssimo de documentos, fotos, vídeos e equipamentos eletrônicos. O Museu também é detentor de importantes acervos de personalidades alagoanas.
Funciona de Seg à Sex, das 8h às 16h