Foto: Assessoria
A psicóloga Camille Wanderley, coordenadora da Rede de Atenção às Violências, participou de um evento pelo combate à violência contra crianças nesta sexta-feira (12), no plenário do Tribunal de Justiça.
Criada pelo Governo do Estado, a Rede promoveu o evento para articular os órgãos integrantes e lançar um projeto de capacitação dos profissionais da Educação para que identifiquem situações de violência.
O encontro também integra a programação do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e as atividades relacionadas ao 18 de maio, Dia Nacional do combate a esse tipo de violência.
Encontro da Rede de Atenção às Violências encheu auditório do Pleno do TJAL. Foto: Caio Loureiro.
Vinculada à Casa Civil e à Secretaria de Saúde, a missão da RAV é justamente integrar todas as secretarias do Executivo com o único objetivo de garantir assistência, prevenção e monitoramento às pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças, mulheres, negros, população de rua e população LGBTQIA+.
A psicóloga Camille Wanderley, coordenadora da Rede, detalhou o intuito do evento que lotou o auditório do Tribunal. “Entendemos que não existe combate a violência sem prevenção, e todo o foco da prevenção vai ser dado à capacitação desses mais de dois mil multiplicadores da educação. Os professores serão capacitados com todas as temáticas, não só da violência sexual, mas de outras violências que perpassam o mundo infantil”.
A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, participu do encontro. Ela destacou a necessidade de levar conscientização a todos os cantos de Alagoas. “A gente tem muito mais acesso à informação na Capital e em Arapiraca. Nos municípios menores, a informação não chega. Nosso objetivo é chegar aos 102 municípios, capacitando a rede de uma forma muito mais prática e didática”.
*Com TJ