Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Alagoas é um território rico em cultura e artesanato”, diz Paula Dantas em ação do Alagoas Feita à Mão na Ilha do Ferro

Foto: Lucas Menezes

O Programa Alagoas Feita à Mão, idealizado pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), levou uma série de ações ao povoado da Ilha do Ferro, expoente do artesanato alagoano, localizado no município de Pão de Açúcar, sertão do estado.  A iniciativa ocorreu na última quinta-feira (8) e contou com visitas técnicas a ateliês, entrega de placas de identificação do Programa e de carteirinhas do artesão. 

Comandada por gestores da Sedics e pela presidente da Comissão do Alagoas Feita à Mão, a ação beneficiou quatro artesãos com placas de identificação do Programa, que simboliza que no lugar tem artesanato produzido em Alagoas. Além das placas, a equipe também realizou a entrega de 24 carteirinhas do artesão. 

Na ocasião, houve também reunião com a prefeitura de Pão de Açúcar e os representantes do povoado para alinhar políticas públicas referentes à preservação da Ilha do Ferro, assim como as ações do Alagoas Feita à Mão e a valorização das obras dos artistas. 

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a visita faz parte da estratégia de promoção artesanal e preservação da Ilha do Ferro enquanto expoente do artesanato alagoano. 

“A Ilha do Ferro é um dos lugares mais lindos de Alagoas, onde temos um artesanato tão rico e que ganha cada vez mais espaço nacional e internacionalmente. Estamos aqui hoje através do Alagoas Feita à Mão discutindo formas de preservar esse lugar e ajudar ainda mais os artesãos locais a promoverem e divulgarem seus trabalhos”, pontua a secretária.

Para a presidente da Comissão do Alagoas Feita a Mão, Paula Dantas, a iniciativa é uma forma de entender as demandas dos artesãos e aproximar eles do Governo de Alagoas. 

“Nossa ação na Ilha do Ferro mostra o tanto que Alagoas é um território rico em cultura, artesanato e práticas artesanais, porque um estado pequeno como o nosso tem em cada região tipologias diferentes e mais específicas, como o bordado Boa Noite, por exemplo. Com nossas visitas técnicas conseguimos ter uma noção melhor das dificuldades desses profissionais, montando políticas públicas mais eficientes para o segmento”, disse. 

Carteira Nacional do Artesão

Através do Alagoas Feita à Mão, os artesãos têm acesso ao cadastro e aos diversos benefícios da  Carteira do Artesão. Através do programa as inscrições são realizadas nos mutirões de cadastros nos municípios, que colaboram para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira. Para ter a carteira emitida, o artesão deve levar a sua produção e um comprovante de residência e documento com foto.

O cadastro para obtenção da carteira também pode ser feito de forma online, com agendamento pelo número (82) 98705-7998, via WhatsApp (ou presencialmente, também por agendamento). O atendimento é realizado pela Gerência de Design e Artesanato e, no contato, deve ser enviado o nome completo, CPF, telefone e e-mail. A equipe técnica entrará em contato com o artesão e, após a conclusão do procedimento, a carteira é enviada em PDF para o e-mail e/ou WhatsApp.

Os benefícios garantidos pelo programa são diversos, sendo eles a isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; além da visita de censo e curadoria para mapeamento e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação ‘Aqui tem Alagoas Feita à Mão’. Os artesãos cadastrados no Programa também podem incluir seus produtos na plataforma digital Alagoas Feita à Mão de maneira gratuita.

*com Assessoria