Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Lugar encantador”: Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos recebe cerca de 60 crianças para Sarau de Cordel

Foto: Assessoria

Para finalizar as atividades em alusão aos festejos de junho, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos recebeu, na quarta-feira (21), os alunos da Escola Municipal José Bispo da Silva, localizada em Marechal Deodoro. Os alunos participaram de uma atividade educativa com o objetivo voltado para a cultura do cordel alagoano.

A ação cultural é direcionada para as crianças conhecerem, de forma lúdica, a literatura do cordel e, consequentemente, aprenderem sobre a origem e as raízes da cultura local. Além disso, o intuito do evento foi estimular o hábito de leitura dos alunos por meio de cordéis produzidos por renomados cordelistas alagoanos.

De acordo com Fernanda Feitosa, diretora da Escola José Bispo da Silva, a experiência dos alunos com a leitura fora da sala de aula é gratificante, e proporcionar essa proximidade com a literatura de cordel é muito importante para o conhecimento e aprendizagem deles.

“Por mais que a gente fale em sala de aula, mostre alguns livros, nada melhor como ter o contato com a biblioteca em si. Prestigiar esse evento é estar diante da história e da cultura do nosso estado. É muito gratificante viabilizar esse momento para os alunos e trazer eles para ter acesso a nossa cultura”, comentou a educadora.

O evento de encerramento dispôs de uma apresentação inicial da Banda de pífano Fulô da Chica Boa, que encantou o público presente com um espetáculo musical. “Briga do cachorro com onça” foi uma das músicas tocadas pelos músicos durante a performance.

O Sarau de Cordel encerrou as atividades juninas do projeto Arraiá Literá, que ocorreu do dia 12 ao dia 21 de junho na Biblioteca Graciliano Ramos. Além disso, o projeto possibilitou aos visitantes uma experiência cultural única e inesquecível com apresentação de quadrilhas, passeio pela biblioteca – que está ornamentada com características juninas -, pintura artística facial de matuto, exposição com as curiosidades do São João. Um verdadeiro mergulho na cultura nordestina.

Os alunos da escola pública de Marechal Deodoro ficaram encantados com o fascinante universo do cordel. Para eles que nunca tiveram contato com o cordel fora da escola foi uma experiência enriquecedora.

A estudante Lívia Gabrielle, aluna da escola José Bispo, descreveu o evento como um momento de alegria. “Eu nunca estive na Biblioteca Graciliano Ramos, é um lugar encantador, repleto de livros. Estar aqui com os meus colegas de turma é um momento muito alegre”, completou a estudante.

Para mais informações e agendamento os interessados podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Biblioteca Graciliano Ramos e-mail bpe.alagoas@gmail.com ou pelo whatsapp (82) 98882-2410.

*Com Assessoria