Colabore com o Eufemea
Advertisement

Hospital da Mulher em Maceió oferece apoio para mães e bebês com Sala de Amamentação Humanizada

Foto: Pei Fon

Auxiliar mães e bebês que enfrentam dificuldades na amamentação e proporcionar um ambiente acolhedor e tranquilo com profissionais especializados. Esses são alguns dos objetivos da Sala de Amamentação Humanizada, localizada no Hospital da Mulher, no bairro do Poço, em Maceió.

O espaço dedicado ao acolhimento e suporte às mães e bebês está fazendo a diferença na jornada da amamentação. Ao Eufêmea, a enfermeira Elainy Priscilla Bezerra Fidelis, responsável pela Sala, destaca que o local é um refúgio para o binômio mãe-bebê, oferecendo assistência tanto durante o período de internação quanto após a alta hospitalar.

Foto: Cortesia

“Inicialmente a amamentação pode se apresentar com grandes dificuldades e queixas dentro das primeiras horas e dias de vida do recém-nascido, intervir de forma assertiva neste começo aumentam as chances do sucesso e da manutenção da amamentação”, explica.

Como funciona o atendimento?

A enfermeira informa que para ser atendido nesse espaço é necessário que o parto tenha sido realizado no Hospital da Mulher, seja por via normal seja por cesárea. Assim, mães e bebês têm acesso a um suporte específico, adequado às suas necessidades individuais.

Ainda de acordo com as informações, a busca ativa é feita pela equipe de enfermagem que visita os setores de Alojamento Conjunto, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica para identificar as pacientes que precisam de apoio.

“O principal objetivo da sala de amamentação é auxiliar mães e bebês com dificuldades na amamentação e agir com resolutividade quanto às queixas sobre amamentação, disponibilizando um ambiente acolhedor e tranquilo com profissionais capacitados para esse atendimento”, informa a enfermeira.

Funcionamento e recursos disponíveis

Elainy destaca que das 9h às 17h, a Sala de Amamentação Humanizada disponibiliza recursos essenciais para auxiliar as mães durante o processo de amamentação. Além da estrutura física, que inclui uma sala exclusiva, climatizada e equipada com poltronas adequadas para a amamentação, o espaço conta com um valioso apoio humano.

A enfermeira Elainy destaca a disponibilidade do canguru e da tipoia feita com pano, que auxiliam no posicionamento adequado do recém-nascido, contribuindo para uma amamentação mais confortável.

O suporte fornecido vai além do aspecto físico. As mães que enfrentam dificuldades recebem orientações durante todo o atendimento. “O profissional da sala de amamentação auxilia apoiando, incentivando e mantendo a amamentação para a mãe e o bebê”, ressalta.

Integração de serviços

Elainy destaca que, quando necessário, a equipe de enfermagem colabora em conjunto com outros profissionais de saúde, como obstetras, pediatras, fonoaudiólogos, odontopediatras e nutricionistas, com o objetivo de promover uma amamentação bem-sucedida. “As orientações são direcionadas de acordo com as necessidades e queixas específicas da mãe e do bebê, quando aplicável”.

Picture of Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e colaboradora no portal Eufêmea, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sinturb de Jornalismo em 2021. Em 2024, obteve duas premiações importantes: primeiro lugar na categoria estudante no 2º Prêmio MPAL de Jornalismo e segundo lugar no III Prêmio de Jornalismo Científico José Marques Melo.