Colabore com o Eufemea
Advertisement

Egressas do curso de Jornalismo da Ufal apresentam trabalhos no I Encontro de Mulheres que Pesquisam Futebol

Com uma temática voltada para o universo futebolístico e reunindo trabalhos de conclusão de curso de Jornalismo, o I Encontro de Mulheres que Pesquisam Futebol irá acontecer nesta terça-feira (01), a partir das 19h30, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA).

A primeira edição do evento acontece em meio às partidas da Copa do Mundo Feminina de Futebol, dando destaque e fazendo paralelo com a competição mundial mais importante do meio futebolístico, que tem pela primeira vez na história transmissões de jogos na TV aberta, além de uma cobertura intensa sendo feita em sua maioria por mulheres.

Assim, o encontro que conta com a orientação e organização da professora Lídia Ramires, pesquisadora em Gênero e Mídia, apresentará  os trabalhos de quatro mulheres pesquisadoras recém-formadas no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que tiveram como objeto de estudo o futebol em sua totalidade, aprofundando bastidores e trazendo nuances sobre a presença da mulher no esporte. “Nesta primeira edição, serão apresentados estudos em Jornalismo sobre o Futebol  e sobre a presença da mulher, de forma múltipla, nessa área”, explica Lídia.

Entre os trabalhos que serão apresentados está a reportagem de Julita Bittencourt, que traz um levantamento de dados escassos em Alagoas sobreo futebol feminina no Estado. O estudo visa entender e questionar o cenário da modalidade feminina, os avanços e problemáticas através dos relatos de vida de três atletas alagoanas.

No podcast “Prorrogação”, produzido por Emanuelle Borba, a principal discussão é sobre o atual cenário do rádio descentralizado em Alagoas. Através de personagens que compõem as jornadas esportivas e os clubes do interior de Alagoas, a série de reportagem em áudio evidencia, entre outros assuntos, que o veículo continua cumprindo um papel de extrema relevância dentro e Fora das 4 Linhas.

Na Série de Reportagens de Rádio “Contra-Ataque: Mulheres e o Futebol”, de autoria de Milenna Alves, a ideia é debater a presença da mulher em diferentes setores do futebol, dentro e fora de campo. Desde as mulheres torcedoras, passando pelo futebol feminino, pelo trabalho das profissionais de arbitragem e por último trazendo as jornalistas esportivas, em especial as narradoras e comentaristas de futebol.

E por último, o trabalho de monografia de Camilla Bibiano traz uma análise da história do Departamento de Comunicação do Centro Sportivo Alagoano (CSA), buscando compreender a profissionalização do setor ao longo dos anos.

As inscrições ainda podem ser feitas através do endereço eletrônico https://doity.com.br/i-encontro-de-mulheres-que-pesquisam-futebol, de forma gratuita, com certificação de duas horas.