Foto: Assessoria
A fim de conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (24), um Dia D de Prevenção e Conscientização. A ação, alusiva à Campanha Outubro Rosa, ocorreu no estacionamento da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió, e faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas.
Durante a ação, foram realizados exames de mamografia e citologia de rastreio para detectar o câncer de mama e o câncer de colo do útero, respectivamente, em pacientes assintomáticos. Além de atendimento médico com especialista em ginecologia, clínica, cardiologia e pediatria, também foram realizados exames de eletrocardiograma, densidade óssea, laboratoriais e testes rápidos de HIV e hepatites B e C.
“Essa é uma oportunidade para fortalecer a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, além de mostrar o compromisso da Sesau em proporcionar serviços de saúde preventiva, focada no atendimento de qualidade a nossa população. A campanha Outubro Rosa é um momento crucial para reforçar que o diagnóstico precoce do câncer de mama e de câncer do colo do útero pode salvar vidas”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Beneficiadas
A moradora do bairro Tabuleiro do Martins, Maria de Lourdes Farias, de 64 anos, aproveitou a ação para realizar o exame de mamografia e continuar acompanhando o desenvolvimento de um nódulo detectado há quatro anos. “Fiz a mamografia outras vezes e mostrou um nódulo. Desde então, venho realizando o exame para saber a evolução dele. Faz um tempo que eu fiz uma pulsão e vim aqui para se consultar com a ginecologista e para realizar a mamografia. O atendimento aqui foi ótimo, todos deram muita assistência”, disse.
Moradora do bairro Jacintinho, Josefa do Nascimento, de 63 anos, ficou sabendo da ação de saúde por meio da televisão e aproveitou para realizar consultas de rotina. “A última mamografia que realizei já faz uns dois anos, então, quando temos uma chance dessas, de fazer exames de graça, não podemos perder”, destacou.
*Com Assessoria