Colabore com o Eufemea
Advertisement

Deputada Gabi Gonçalves fala sobre o 2º ano de mandato e afirma que continuará com projetos para contemplar as mulheres

Eleita deputada estadual de Alagoas em 2023, com 29.336 votos, Gabi Gonçalves, 24 anos, é a parlamentar mais jovem a compor a Assembleia Legislativa do Estado.

Durante seu primeiro ano de mandato, se destacou por promover projetos que contemplam o público feminino e a área da saúde mental. Ao Eufêmea, ela refletiu sobre as ações realizadas no ano passado e contou sobre os projetos previstos para 2024.

Apesar da atuação ativa na Casa, Gabi relata que ainda enfrenta dificuldades como uma mulher jovem ocupando este lugar, mas que encontra forças para continuar nas mulheres alagoanas.

“A luta por igualdade de gênero muitas vezes é vista como uma ameaça ao estilo padrão de como as coisas são resolvidas e feitas, o que resulta muitas vezes em resistência a novas ideias e projetos. Nossa voz merece respeito e sempre carrego isso por onde eu for.”

Expectativas para 2024

Em seu primeiro ano de mandato, Gabi se destacou ao dar visibilidade à pauta e criar projetos voltados para a população feminina do estado. A exemplo da criação da Comenda de Mérito Vera Arruda, que reconhece e homenageia mulheres empreendedoras alagoanas. Para 2024, Gabi afirma que manterá o foco em desenvolver projetos que contemplem as mulheres.

“Sigo empenhada em criar ferramentas para as mulheres vítimas de violência doméstica e novas ações que impulsionem, apoiem e reconheçam o empreendedorismo feminino em Alagoas,” afirma.

A deputada também destaca os planos de desenvolver projetos que beneficiem as crianças e jovens alagoanos, especialmente no que se refere à criação de oportunidades de aprendizagem e na promoção de uma infância segura e inclusiva para cada pequeno alagoano.

Identificando as necessidades das alagoanas

Durante seu primeiro ano de mandato, também ficou claro para Gabi quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres alagoanas. Segundo a deputada, a violência contra a mulher e as dificuldades para ser reconhecida no mercado de trabalho ainda são problemas muito presentes na realidade do estado.

“Além do reconhecimento do trabalho feminino, através do empreendedorismo, com a criação da Comenda de Mérito Vera Arruda, também estamos lidando com a necessidade de segurança e políticas públicas de prevenção da violência e auxílio para as vítimas, como a nossa lei Nº 8.917 que reserva 5% de vagas de empregos para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços ao estado de Alagoas,” destaca.

Entre os projetos voltados ao combate à violência contra a mulher, também se destaca a inserção da “Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo” no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Alagoas.

Próximos projetos

Os próximos projetos para 2024 já estão a todo vapor. No dia 18 de março, a deputada fará uma audiência pública com o tema “Mulheres Extraordinárias – Por uma Alagoas mais igualitária”, que abordará temas pertinentes ao público feminino, promovendo o debate para melhorias e soluções.

O Projeto de Lei “Flor de Lótus”, que certifica empresas que promovem a valorização da mulher e combatem a desigualdade de gênero, também está em tramitação na Casa, prestes a ser aprovado.

Ainda, para dar continuidade ao caráter compartilhado de seu mandato, Gabi irá manter o projeto “Gabinete Itinerante”, que aproxima o poder legislativo e a população por meio de visitas à comunidade de diversos municípios alagoanos, promovendo uma gama de ações que refletem suas principais bandeiras: infância segura, defesa da mulher, juventude, saúde mental e melhoria de saneamento e abastecimento de água na região metropolitana.