Foto: Assessoria
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas está promovendo mais uma edição do Curso de Suporte Avançado de Vida, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente. Com uma carga horária de 130 horas, a capacitação ocorre na sede da Central Maceió, e será concluída no próximo dia 28 de junho.
O Curso de Suporte Avançado de Vida segue a Portaria 2048 do Ministério da Saúde (MS). Ela estabelece os pré-requisitos e padrões para a formação de profissionais na Rede de Atenção à Saúde, garantindo que estejam preparados para atuar em situações de urgência e emergência, com competência e eficácia.
A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destaca a importância desse treinamento: “Capacitar nossos profissionais é essencial para garantir um atendimento de qualidade e salvar cada vez mais vidas”, salientou.
Para Beatriz Santana, a realização do Curso de Suporte Avançado de Vida é um passo significativo na melhoria contínua dos serviços de urgência e emergência em Maceió. “Estamos empenhados em elevar o nível de nossa equipe, oferecendo capacitação que faça a diferença no atendimento à população”, ressaltou a coordenadora geral do Samu Maceió.
Programação
Na programação do curso, estão previstas aulas teóricas e práticas de vários temas relevantes para um atendimento em urgência de eficiência com eficácia. Entre eles, o atendimento inicial ao trauma, a cinemática do trauma, o manejo de vias aéreas avançado em adultos e crianças, e as diversas síndromes respiratórias e coronarianas.
O curso também inclui módulos sobre queimaduras, afogamentos, urgências obstétricas e assistência ao parto. Também são tratados de temas como urgências metabólicas e intoxicações exógenas, urgências neurológicas, e o método START para incidentes com múltiplas vítimas.
Excelência no Atendimento
Os participantes também serão treinados para realizar intervenções rápidas e eficazes, utilizando as melhores práticas e protocolos atualizados. O enfoque no atendimento inicial ao trauma e na cinemática do trauma é fundamental para entender as forças envolvidas em acidentes e como essas podem afetar o corpo humano.
Para a médica que trabalha da Central de Regulação, Tatiana Kalef Leão, o curso é fundamental para melhorar, ainda mais, a qualidade do serviço prestado pelo Samu em Alagoas. “Me sinto muito privilegiada por poder fazer parte dessa capacitação, e, com certeza, vou colocar em prática os conhecimentos adquiridos”, enfatizou.
*Com Assessoria