Colabore com o Eufemea
Advertisement

Artesã comemora inauguração de Centro de Referência Alagoas Feito à Mão: “dignidade, valorização e respeito”

Foto: Thiago Sampaio

Em um marco histórico para a cultura e economia de Alagoas, o governador Paulo Dantas inaugurou na terça-feira (16) o Centro de Referência Alagoas Feito à Mão. Localizado no térreo do prédio da Secretaria da Primeira Infância (Secria), na Praça dos Martírios, centro de Maceió, o espaço tem como objetivo principal valorizar e promover o rico artesanato local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico dos artesãos e da região.

Emoção e um pedacinho do sonho

Patrimônio vivo de Alagoas, a artesã Mestre Vânia de Oliveira falou da emoção de estar participando da inauguração do Centro de Referência Alagoas Feito à Mão. “Desde 2019, que a gente vem cobrando e a gente está realizando um pedacinho do nosso sonho. Esse centro é de grande importância, agora nós podemos dizer, nós temos um lugar digno de mostrar o artesanato de Alagoas. Então, é isso que a gente precisa, é dignidade, valorização e respeito pelo artesão de Alagoas. E isso o governador Paulo Dantas e sua equipe vem fazendo”.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Mellina Freitas, disse que é uma satisfação estar presente na conquista que foi tão esperada pelos artesãos alagoanos.

“Essa é uma demanda antiga que nós lutamos durante muitos anos, que nós defendemos durante muito tempo, que vários projetos foram debatidos e hoje se chega o dia onde o governador Paulo Dantas entrega à sociedade alagoana um espaço dedicado especialmente para os artesãos alagoanos, para a nossa identidade, para a nossa história, para a nossa memória, para os nossos saberes e fazeres. Sempre digo que a cultura é aquilo que todo ser humano tem de mais inerente dentro de si. Então, sem cultura não existe desenvolvimento de uma sociedade”, ressaltou a secretária.

*Com Assessoria