Colabore com o Eufemea
Advertisement

Aumento de notificações de violência contra mulher é resultado de atendimento humanizado, diz Paula Dantas

Fotos: Marco Antônio / Ascom Sesau

Programas e ações executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em prol das crianças alagoanas foram destaques durante o Gazeta Summit Primeira Infância, evento promovido pelo Jornal Gazeta e que teve o apoio do Governo de Alagoas. O evento, que ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, reuniu especialistas na área, além de representantes do Parlamento e do Executivo estadual, visando discutir o futuro das crianças alagoanas.

Com o tema “Primeira Infância: Políticas Integradas para a Construção do Futuro”, os participantes acompanharam cinco painéis. Além de “Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e a Construção do Plano Estadual da Primeira Infância”, os painéis trataram dos temas “Saúde Integral na Primeira Infância”, “Educação na Primeira Infância: Desafios e Oportunidades”, “Assistência Social e Proteção às Crianças” e “Construção de Planos Municipais para a Primeira Infância”.

Representando a Sesau, a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, ressaltou a participação conjunta da saúde, educação e assistência social no cuidado à primeira infância no Estado.

“A primeira infância é prioridade para o Governo de Alagoas, pois aqui possuímos a primeira Secretaria de Estado da Primeira Infância do país, que trabalha junto às Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para garantir que qualidade de vida em todos os âmbitos sociais. No Summit Gazeta, um dos debates tratou da saúde materna infantil, onde sabemos que em Alagoas já é garantido às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, por meio da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal”, esclareceu.

A secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio e ex-secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, destacou os programas da saúde criados para promover e garantir uma infância de qualidade.

“Na saúde, implementamos e demos prosseguimento nos programas Vacina Mais, garantindo a vacinação para os pequenos. Os hospitais inaugurados pelo Governo Renan Filho e Paulo Dantas trouxeram um diferencial na assistência, que são as maternidades com salas PPPs, descentralizando o acesso ao parto normal de qualidade e, com isso, conseguimos ver o aumento de 15% no percentual de partos normais. Também aumentamos o número de consultas de pré- natal, reduzindo a mortalidade materna e infantil”, frisou.

Durante a palestra, Paula Dantas evidenciou os serviços ofertados pela Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculado à Sesau, que presta assistência às vítimas de violência, por meio das Salas Lilás, implantadas em unidades de saúde estaduais.

“Conseguimos ver também o aumento de notificações de violência contra mulheres e crianças, o que não significa que os casos estão aumentando, mas, que agora, as vítimas estão denunciando. Elas sabem que serão acolhidas nas delegacias e hospitais, com atendimento humanizado nas Salas Lilás. É uma curva crescente, pois estamos diminuindo as subnotificações”, explicou.

*Com Assessoria