Colabore com o Eufemea
Advertisement

 Cirurgiã dentista alerta para câncer de boca e destaca diagnóstico precoce: “doença grave e possivelmente fatal”

Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta quarta-feira (24), a Oficina de Atualização em Saúde Bucal sobre Estomatologia e Câncer Bucal. A iniciativa, que prossegue até sexta-feira (26), no auditório da Universidade de Maceió (Unima), no bairro Cruz das Almas, é voltada para cirurgiões dentistas que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios de Alagoas.

A ação ocorre em alusão à Campanha Julho Verde, mês dedicado ao combate do Câncer de Cabeça e Pescoço, e o treinamento é ministrado pelo cirurgião dentista João Goulart Filho. A assessora técnica do Programa Estadual de Saúde Bucal, cirurgiã dentista Rafaella Sarmento, explicou que a estomatologia é a especialidade que atua no diagnóstico das doenças da boca, incluindo o câncer bucal.

“O câncer de boca é uma doença grave e possivelmente fatal quando não diagnosticada precocemente e tratada em tempo oportuno. Caso não leve o paciente à morte, ele pode deixar sequelas graves, que comprometem o paciente de ter uma vida normal”, destacou.

Ainda de acordo com a cirurgiã dentista da Sesau, é fundamental a participação de todos os cirurgiões dentistas que atuam no PSF dos municípios alagoanos. Isso porque, segundo ela, deste modo, as novas técnicas relacionadas ao diagnóstico e tratamento do câncer bucal passam a ser disseminadas de forma uniforme.

“Deste modo, estaremos assegurando que os pacientes recebam o diagnóstico precoce e sejam encaminhados para o tratamento adequado em tempo oportuno”, reforçou Rafaella Sarmento.

*Com Assessoria