Colabore com o Eufemea
Advertisement

Conheça Elida Miranda: jornalista, feminista e pré-candidata a vereadora em Maceió

“A participação das mulheres na política em Maceió é muito fragilizada. Vemos uma participação muito tímida, que distorce a própria democracia, já que temos uma população de mulheres muito grande que não está plenamente representada numericamente”, afirma Elida Miranda, jornalista, militante feminista e pré-candidata a vereadora de Maceió nas eleições de 2024.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde agosto de 2005, Elida tem uma trajetória marcada pelo engajamento em movimentos sociais e pela defesa dos direitos das mulheres, do antirracismo e da causa LGBTQIA+.

A história de Elida Miranda não começou em agosto de 2005, mas ainda nos tempos de graduação. Na época, ela participava ativamente do movimento estudantil e de programas de iniciação científica. Após concluir sua formação em 2007, ingressou na diretoria do Sindicato dos Jornalistas e na Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ao longo dos anos, ampliou sua militância, integrando a Marcha Mundial de Mulheres e o Movimento Negro Unificado (MNU).

Ao Eufêmea, Elida conta que a motivação para ingressar na política veio da necessidade de aumentar a representatividade feminina e da luta pelos direitos da classe trabalhadora em espaços legislativos e executivos. “Sempre senti a importância de ampliar a representatividade de mulheres e da luta por direitos nos espaços de parlamento e executivo”, afirma Elida.

Em 2012, lançou sua primeira candidatura a vereadora por Maceió, seguida por candidaturas a deputada estadual em 2018, vice-prefeita em 2020 e novamente a deputada estadual em 2022.

“Eu acredito que tanto as experiências de governo e de gestão quanto a experiência profissional como jornalista e na área de comunicação me fizeram enxergar os desafios que enfrentamos na cidade de Maceió. Pude ver de perto as lacunas, as fragilidades e a necessidade da população por políticas públicas”, destacou.

Elida enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes e de uma cidade que cuide de sua população. “Com esses anos de vivência profissional, entrevistando pessoas e observando a realidade delas de perto, sinto-me muito preparada para enfrentar o desafio de cobrar e formular legislações que realmente atendam às necessidades e direitos da população de Maceió”, expõe.

Principais áreas de atuação

Foto: Ascom Elida

Com uma perspectiva de fortalecimento da fiscalização do Executivo e defesa dos direitos da classe trabalhadora, Elida enfatiza a necessidade de uma representação mais efetiva e comprometida com os interesses da população de Maceió.

Para Miranda, a candidatura conta com a confiança de uma parcela significativa do eleitorado que busca uma nova representação. “Teremos como principais áreas de atuação, justamente, a fiscalização do Executivo. Esse é o grande papel do Legislativo: fiscalizar as ações. Estaremos atentos ao orçamento, fiscalizando e sendo os olhos e ouvidos da população de Maceió”, explica.

Ela também criticou a falta de fiscalização por parte do atual Executivo municipal e apontou para a necessidade de intensificar a luta pelos direitos da classe trabalhadora e garantir os direitos das mulheres.

“O Executivo de Maceió, hoje, opera sem nenhuma fiscalização. Portanto, precisamos dessa fiscalização e da intensificação da luta pelos direitos da classe trabalhadora, não apenas dos servidores públicos municipais, mas de todos em geral, além de garantir que os direitos das mulheres sejam assegurados”, diz.

Mulheres na política

Foto: Ascom Elida

A pré-candidata também comentou que Alagoas ainda sofre com a influência de grandes famílias tradicionais na política, o que resulta em uma participação feminina reduzida e muitas vezes vinculada a figuras masculinas dessas famílias.

“É sempre a filha de alguém, a esposa de alguém, a irmã de alguém; geralmente esse alguém é um homem, não é mesmo? As mulheres são tratadas como guardadoras do lugar e da cadeira de um projeto que não é delas. O projeto é da família ou, mais especificamente, daquele determinado homem da família tradicional da política,” destaca Elida.

Para ela, ainda precisamos avançar em relação à representatividade das mulheres. Ela enfatizou que sua trajetória busca inspirar outras mulheres a se engajarem na política com autonomia e coragem. Citou uma frase de Dona Lindu, mãe do presidente Lula, para encorajar as mulheres de Maceió: “Meu filho, é preciso teimar.”

Ela ainda acrescentou: “Eu quero dizer às mulheres que vamos persistir, vamos insistir, porque esse lugar, essa cadeira de vereadora em Maceió, é nossa. Precisamos acreditar e plantar essa semente de esperança no coração de outras mulheres para que acabemos com o mito de que mulher não vota em mulher, de que estamos competindo entre nós como inimigas. Não! A população feminina em Maceió é muito grande e merece uma representação que realmente a represente”, disse.

Marca petista

Na eleição de 2022, Elida alcançou uma expressiva votação, sendo votada em 79 municípios de Alagoas, além de conquistar 3.136 votos em Maceió, distribuídos de forma significativa entre as regiões alta e baixa da cidade.

Elida destacou a importância de suas metas eleitorais e a consistência de seus princípios e ideais. Ela afirmou que seu objetivo a curto prazo é consolidar e expandir seu patrimônio eleitoral, visando um mandato democrático e popular na Câmara de Vereadores de Maceió.

“A longo prazo, desejo continuar essa jornada como parlamentar, realizando um mandato histórico para as mulheres de Maceió, para os movimentos sociais e para meu partido, deixando uma marca petista na legislação. Acredito que, a médio prazo, isso fortalece ainda mais a liderança feminina e inspira outras mulheres a conquistar espaços políticos em Maceió e em nosso estado, com autonomia, combatividade e coragem”, afirma Elida.

Picture of Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e colaboradora no portal Eufêmea, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sinturb de Jornalismo em 2021. Em 2024, obteve duas premiações importantes: primeiro lugar na categoria estudante no 2º Prêmio MPAL de Jornalismo e segundo lugar no III Prêmio de Jornalismo Científico José Marques Melo.