O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, segunda (15) e terça-feira (16), o Curso de Nivelamento dos Operadores de Suporte Médico para Atuação em Aeronaves. O curso foi ministrado por instrutores do Comando de Aviação do Estado de Alagoas (COMAVE) e ocorreu no hangar de Marechal Deodoro. Voltado para médicos e enfermeiros, o treinamento fez parte das capacitações do Programa Salva Mais, que integrou o órgão com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
“Essa capacitação é crucial para garantir a eficiência e segurança nas operações aéreas. Preparamos nossa equipe para enfrentar situações de alta complexidade”, frisou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.
O curso abordou a teoria e prática de operações aeromédicas, com foco em helicópteros. Os participantes tiveram aulas de teoria de voo, incluindo fraseologia e prática de embarque e desembarque, além do uso de equipamentos de saúde e adaptação à aeronave.
Além da teoria, os socorristas realizaram práticas de voo, quando aprenderam técnicas de descidas controladas em locais de difícil acesso. As aulas práticas incluíram exercícios de nós e amarrações, rappel, McGuire, e embarque e desembarque pairado, garantindo que os participantes estejam bem-preparados para intervenções em ambientes adversos.
*Com Assessoria