O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) deu o pontapé inicial à terceira edição do projeto Botânico Mirim, em uma cerimônia que reuniu as 60 crianças inscritas, seus pais e técnicos do órgão, nesta quarta-feira (17). O Botânico Mirim é uma iniciativa do Herbário MAC (Maceió) do IMA, com o propósito de sensibilizar e incentivar boas práticas ambientais desde a infância.
Um dos projetos mais importantes do IMA, o Botânico Mirim prepara crianças e jovens para serem uma geração interessada na preservação e conservação do meio ambiente. Por meio de atividades lúdicas e imersivas, é possível gerar conhecimento prático sobre assuntos como os biomas alagoanos, espécies em extinção, tipos de plantas e muito mais. Ao todo, são duas turmas contendo 30 integrantes cada, divididas entre os períodos matutino e vespertino.
O Herbário MAC é responsável pelo desenvolvimento da iniciativa e por toda a programação prevista. Helena Nascimento, coordenadora do projeto, destaca a importância dos parceiros para a realização das atividades. “Nós faremos visitas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de outras instituições. Nessas atividades, as crianças vão se aproximar do meio ambiente, realizar trilhas ecológicas, participar de dinâmicas, brincadeiras, tudo isso que as aproxima da causa ambiental.”
Dayse Aves Jora, bióloga e mãe de Mariana, integrante da nova turma de botânicos mirins, afirma que a filha é apaixonada pela natureza. “Eu estou muito feliz que a Mariana está tendo essa oportunidade. Acho que é um curso que até nós, como adultos, gostaríamos de ter a oportunidade de reviver alguns conhecimentos. Ela está muito ansiosa, e essa é a missão das crianças, serem protetoras da natureza. Ter essa vivência será muito enriquecedor para a vida da minha filha”, disse a Dayse.
Em um momento especial, Damião Maia, participante da primeira edição do projeto, deixou uma mensagem para os novos botânicos mirins. “Eu peço a todos que, por favor, cuidem bem da natureza. O Botânico Mirim é importante para mim e deve ser importante para todos também. Vocês podem fazer a diferença na natureza, ser amigos da natureza. A natureza também pode respeitar vocês”, concluiu.
Durante a solenidade, as crianças receberam seus kits de botânicos mirins, contendo bolsa, camisa, copo, chapéu, bandana e caderneta, materiais que serão utilizados durante os 12 encontros presenciais.
“Fico muito emocionada em ver essas crianças se envolvendo, querendo aprender, querendo estar junto com a natureza. A sensibilidade dos pais em trazê-los também é algo muito especial. Nós sabemos que isso sempre será muito bom para a natureza, para o planeta, para as questões ambientais. Tudo o que iremos ensinar, não só botânica, mas sobre a natureza e o meio ambiente de forma geral, será muito positivo. Estamos muito felizes em colaborar com a realização de um projeto como este”, destacou Rosângela Lemos, gerente do Herbário MAC.
“Declaramos oficialmente aberta a 3ª edição do Projeto Botânico Mirim! E olhando para cada uma dessas crianças, nosso desejo como Instituto do Meio Ambiente é que floresçam e se tornem verdadeiros defensores da natureza.” Foi com essa fala que a cerimônia de abertura do projeto foi encerrada, deixando no ar a expectativa de uma nova jornada de descobertas e aprendizados para os pequenos botânicos nos próximos três meses.
*Sob supervisão