Colabore com o Eufemea
Advertisement

“Resolutividade ao sistema”: Sesau realiza Capacitação sobre Remapeamento da Estratégia Saúde da Família para técnicos municipais

Fotos: Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (25), a segunda etapa da Capacitação sobre Remapeamento da Estratégia Saúde da Família. Nesta etapa, realizada na Sala Invertida do Centro Universitário de Maceió (Cesmac), no bairro Farol, em Maceió, foram reunidos representantes das cidades que fazem parte da IV, VIII, IX e X Regiões de Saúde de Alagoas.

O ciclo de capacitação iniciou no último dia 22, pelos municípios da I, II e III Regiões de Saúde. A ação será concluída no próximo dia 30, com representantes do Programa Saúde da Família (PSF) que atuam na V, VI e VII Regiões de Saúde de Alagoas.

De acordo com a assessora técnica da Superintendência de Atenção Primária da Sesau, Nívea Macena, as capacitações preparam as equipes para avaliar melhor as necessidades e desafios de cada região no âmbito da Atenção Básica em saúde.

“As equipes são preparadas para identificar grupos, famílias e indivíduos de um território adscrito, e os fatores determinantes de sua saúde que existem naquela região. Essa estratégia é essencial para que sejam ofertados serviços e assistências específicas para cada área, assegurando cada vez mais resolutividade ao sistema”, explicou Nívea.  

A capacitação foi ministrada pela assessora técnica da Sesau, Aracy Silvestre, que falou sobre a importância da identificação das características de cada região.

“Com a territorialização do sistema, pode-se destinar recursos, medicamentos específicos e profissionais de saúde, segundo as necessidades encontradas em cada comunidade, possibilitando mais eficiência na assistência prestada, além de mais segurança clínica e cuidado com o emprego do dinheiro público”, reforçou a palestrante.

Já o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que a gestão estadual de saúde entende a Atenção Primária e, por conseguinte, o PSF, como peças fundamentais na Rede de Assistência à Saúde de Alagoas.

*Com Assessoria