Foto: Ascom Cria
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, participou nesta quinta-feira (11) da 2ª edição do Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil (CINDI), que acontece no Centro de Convenções de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Com a temática ‘Nossas crianças crescem: caminhos para essa transição’, o evento reúne profissionais especializados no desenvolvimento infantil e vai até o sábado (13).
Segundo a secretária, o evento é uma oportunidade de a secretaria estar por dentro do que vem sendo feito no país sobre o desenvolvimento infantil, trazendo inovações nos projetos que estão sendo realizados pela pasta.
“É muito importante o Cria estar presente em um ambiente tão diverso e com tantos profissionais especializados na temática da primeira infância. Especialmente para nós, que temos um projeto para construção do 1º Centro para crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autista), um centro que será referência em Alagoas. Estou aqui para buscar conhecimento e trocar experiências para que possamos fazer um centro que faça sentido no nosso estado e que ajude nossas crianças a se desenvolverem cada vez mais”, disse Caroline.
O evento proporciona imersão ao universo infantil, com debates de assuntos atuais para aprofundar o conhecimento sobre intervenção precoce, autismo e desenvolvimento infantil. Com espaços inspirados no universo infantil, o congresso traz experiências e conhecimento com leveza: no “Palco Beehave”, e palestras sobre o tema central. Durante os intervalos, acontece a ‘Arena do Conhecimento’, uma extensão do palco principal para tratar assuntos específicos.
Entre os termas do evento, destacam-se Comportamento de segurança para pessoas atípicas; Terapia através do brincar; Guia para orientação de cuidadores: estratégias éticas e eficazes na intervenção ABA; Regulação Emocional no TEA; Novidades na medicina atípica; ABA (Análise do Comportamento Aplicada) em adultos; Direitos dos Autistas na prática; e Grupos sociais na adolescência atípica.
Centro TEA
O projeto da Secretaria da Primeira Infância, denominado de ‘Centro Estadual de Referência Transtorno Espectro Autista’, é uma iniciativa pioneira para suprir uma lacuna significativa no suporte às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado de Alagoas. O projeto está em sua fase de desenvolvimento.
*Com Assessoria