Colabore com o Eufemea
Advertisement

Secretarias elaboram cronograma de ações para saúde mental dos profissionais do Crea: “escuta humanizada”

Foto: Joyce Marques / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento (Seades) firmaram uma parceria para promover ações voltadas à saúde mental dos profissionais que atuam nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A primeira edição da iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (17), durante o I Encontro do Espaço de Escuta Humanizada, realizado na Escola de Governo, no Centro de Maceió.

As ações foram executadas por técnicos da Rede de Atenção às Violências (RAV) e do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest). Nesta primeira edição foram contemplados os profissionais que atuam nos municípios Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Messias, Pilar, Satuba, Coqueiro Seco e Rio Largo.

Durante o I Encontro do Espaço de Escuta Humanizada, a psicóloga do Cerest Estadual, Analinne Maia, apresentou os tipos de assédio, medidas de prevenção e cuidado à saúde mental. “Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho, por isso é essencial que tenhamos um ambiente saudável para o trabalhador. Por isso, a importância de priorizar o bem-estar, para assegurarmos a nossa saúde mental”, frisou.

Analinne Maia destacou que ainda durante o encontro, foram repassadas orientações de como se proteger do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho. “Apresentamos os tipos de assédios e as medidas organizacionais de prevenção e promoção da saúde do trabalhador”, ressaltou a psicóloga do Cerest Estadual.

A também psicóloga Gabrielly Brito, que atua na RAV, destacou a importância do momento de cuidar de quem cuida. “O encontro acolhe e promove um espaço de escuta humanizada com profissionais do CREAS, que lidam, diariamente, com questões de violências que atingem grupos vulneráveis, como mulheres, crianças, adolescentes e idosos”, completou.

*Com Assessoria