O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) lançou nesta terça-feira (23), no estacionamento do Maceió Shopping, a campanha “O assédio não é passageiro – Importunador, sua próxima parada é na cadeia”, contra a importunação sexual no transporte público. A sexta edição da campanha deste ano foi desenvolvida pela Tengu Propaganda e trouxe uma nova parceria: a do Eufêmea.
O objetivo da campanha é conscientizar passageiros e a sociedade sobre este tipo de prática criminosa. As mídias utilizadas durante a campanha ganharam reforço, já que além das mídias tradicionais do transporte público, como outbus, backseat e sancas, as peças também serão veiculadas pela primeira vez em painéis de LED localizados em pontos estratégicos da cidade, em outdoors duplos e também em ônibus com plotagem especial, proporcionando ainda mais destaque para um “recado” tão importante à sociedade.
“O Sinturb se empenha cada vez mais nesta campanha, por entender a importância que ela tem para o bem estar da sociedade”, explica Guilherme Borges, presidente do Sinturb. “Todos os anos buscamos novas formas de torná-la mais impactante e direta, como forma de inibir esse tipo de prática por parte dos criminosos. Acreditamos que é uma importante contribuição do setor nesta luta”, completa.
Além da parte visual, outro aspecto crucial da campanha é o treinamento dos motoristas de Maceió para ocorrências de importunação sexual nos ônibus. Por meio da parceria com o Sest Senat, o Sinturb qualifica os rodoviários com cursos voltados ao preparo para agir nos casos em que a vítima deseja atendimento.
“Essa qualificação é realizada regularmente, tanto para preparar novos profissionais que entram nas empresas de Maceió como para reciclar os conhecimentos de quem já atua no transporte público”, afirma Ramon Moura, Gerente Comercial do Vamu Mobilidade, o sistema de bilhetagem eletrônica da capital alagoana.
Parceria que a gente ama 🌟
Para esta campanha, o Eufêmea atuará como uma plataforma informativa, proporcionando vídeos e reportagens que reforçam a importância de denunciar os casos de assédio e importunação sexual nos transportes coletivos.
“Com essa parceria, buscamos ampliar a conscientização e incentivar as vítimas e testemunhas a relatarem esses crimes, contribuindo para um ambiente mais seguro e respeitoso para as passageiras”, finalizou a cofundadora do Eufêmea, Raíssa França.
*com informações da Ascom Sinturb