Colabore com o Eufemea
Advertisement

Deputada Gabi Gonçalves visita tribo Xucuru-Kariri e homenageia primeiro indígena Patrimônio Vivo de Alagoas

Foto: Assessoria

Simbolismo e emoção foram as palavras que descreveram a visita da Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP), a tribo Xucuru-Kariri, localizada na cidade de Palmeira dos Índios, na Semana dos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas, criação da parlamentar através da lei 9.188/24 que incluiu a semana no calendário oficial do Estado. Durante a visita, Gabi Gonçalves entregou uma homenagem especial ao indígena Antônio Celestino, o primeiro indígena de Alagoas a ser reconhecido como Patrimônio Vivo, para celebrar o respeito e a valorização das tradições indígenas.

A tribo xucuru-kariri preparou apresentações de danças tradicionais, cânticos e rituais ancestrais. A Deputada Gabi destacou a importância de preservar o legado dos povos originários, afirmando que “A história de Alagoas não pode ser contada sem o respeito e a valorização das nossas comunidades indígenas, que são guardiãs de uma herança imensurável e são a origem do nosso povo. E há muitas culturas e pessoas que mantém vivas esse legado e por isso essa lei é tão importante ”, declarou.

Antônio Celestino, visivelmente emocionado, agradeceu pela homenagem e reafirmou o compromisso de sua comunidade em manter viva a cultura e os ensinamentos de seus antepassados. “Ser considerado patrimônio vivo é mais do que um reconhecimento, é uma responsabilidade de continuar lutando pelo nosso povo e pela nossa terra. Nós somos a resistência, que hoje estejamos aqui em uma celebração de união e fidelidade”, declarou o pajé.

A lei de autoria da Deputada também tem como objetivo educar as futuras gerações sobre a importância da valorização cultural e criar políticas públicas que garantam o apoio e a perpetuação dessas expressões. A Semana dos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas visa resgatar e preservar as diversas expressões culturais do estado, incluindo a arte popular, as tradições religiosas, os ofícios artesanais e as manifestações indígenas.

*Com Assessoria