Colabore com o Eufemea
Advertisement
Foto: Ricardo Bufolin

Ginástica Rítmica estreia amanhã nas Olimpíadas de Paris com participação de alagoanas; veja programação

Foto: Ricardo Bufolin

A ginástica rítmica, modalidade exclusivamente feminina, fará sua estreia amanhã nos Jogos Olímpicos de Paris, contando com a participação das alagoanas Duda Arakaki e Bárbara Galvão. A competição individual geral será dividida em provas de quatro aparelhos: arco, bola, maças e fitas.

Leia também: Marta, Duda Arakaki e Bárbara Galvão: quem são as alagoanas nas Olimpíadas de Paris 2024

Duda Arakaki, titular da equipe, é uma das representantes alagoanas que competirá nos jogos. Bárbara Galvão, também de Alagoas, viajou com a delegação como reserva, oferecendo apoio à equipe na busca por medalhas.

Na disputa por equipes, as apresentações serão compostas por uma rotina com cinco arcos, seguida por uma apresentação utilizando três fitas e duas bolas. Esta sequência difere da utilizada em Tóquio 2020, que consistia em cinco bolas e, posteriormente, três arcos com duas maças.

Os eventos serão realizados em duas etapas: classificação e final. As ginastas que obtiverem as melhores notas na fase de classificação avançarão para a decisão. No total, 94 atletas disputarão medalhas, sendo 70 ginastas na competição de conjuntos, divididas em 14 grupos, e 24 competidoras na categoria individual. O Brasil participará em ambas as categorias, almejando conquistar seu primeiro pódio olímpico na modalidade.

Confira a programação

8 de agosto, quinta-feira

5h – Classificação do individual geral – arco e bola
10h – Classificação do individual geral – maças e fitas
9 de agosto, sexta-feira

5h – Classificação geral por equipes (conjuntos) – 1ª parte
6h15 – Classificação geral por equipes (conjuntos) – 2ª parte
9h30 – Final do individual geral
10 de agosto, sábado

9h – Final por equipes (conjuntos)

Picture of Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e colaboradora no portal Eufêmea, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sinturb de Jornalismo em 2021. Em 2024, obteve duas premiações importantes: primeiro lugar na categoria estudante no 2º Prêmio MPAL de Jornalismo e segundo lugar no III Prêmio de Jornalismo Científico José Marques Melo.