Nos últimos seis anos, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió (Sinturb) tem implementado campanhas contínuas contra o assédio e a importunação sexual nos ônibus da capital alagoana. Com mensagens impactantes e um foco na conscientização, as ações visam informar passageiros sobre o que constitui abuso e incentivar denúncias. Veja seis campanhas contra a importunação sexual nos ônibus de Maceió lançadas pelo Sinturb:
2018: “Ônibus é lugar de respeito, chega de abusos”
Em 2018, o Sinturb lançou, em parceria com a NTU e o Sest Senat, uma campanha educativa com o tema “Ônibus é lugar de respeito, chega de abusos”. Assim, a iniciativa destacou frases como “Constrangimento verbal é abuso” e “Filmar ou fotografar partes íntimas é abuso”, enfatizando a necessidade de denunciar tais atos à polícia.
2019: “O transporte é público, o meu corpo não”
O ano de 2019 trouxe uma nova campanha com o mote “O transporte é público, o meu corpo não”. A ação, veiculada em veículos, outdoors e redes sociais, reforçou a importância da denúncia por parte das mulheres vítimas de assédio.
2021: “Assediador, o ônibus não tem lugar para você”
Em 2021, o Sinturb deu continuidade à luta com a campanha “Assediador, o ônibus não tem lugar para você”. Dessa forma, com ampla divulgação nos terminais e dentro dos coletivos, a mensagem buscou inibir a prática da importunação sexual no transporte público.
2022: “No transporte público, dê lugar ao respeito”
A campanha de 2022, intitulada “No transporte público, dê lugar ao respeito”, reforçou a necessidade de denúncia por parte das passageiras. Por isso, o objetivo foi criar um ambiente mais seguro para as mulheres que utilizam o transporte coletivo.
2023: “O seu destino é consequência da sua escolha”
Em 2023, o Sinturb apresentou a campanha “O seu destino é consequência da sua escolha”, mantendo o foco na conscientização e no combate ao assédio nos ônibus de Maceió. Dessa maneira, a ação buscou confrontar atitudes de abuso, alertando para as consequências legais.
2024: “O assédio não é passageiro – Importunador, sua próxima parada é na cadeia”
Já em 2024, o Sinturb lançou a campanha “O assédio não é passageiro – Importunador, sua próxima parada é na cadeia”. Assim, com seis edições consecutivas, a iniciativa tem se consolidado como uma importante ação anual na luta contra a importunação sexual nos coletivos.